Sistema Ocergs-Sescoop é parceiro da Secretaria da Agricultura na implementação do Mais Água, Mais Renda
Publicação:
A secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio firmou, na tarde desta terça-feira, na Escola Superior de Cooperativismo, uma parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, com o objetivo de somar esforços para a implementação do programa Mais Água, Mais Renda. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo secretário Luiz Fernando Mainardi e pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Vergilio Perius. Logo após, o coordenador estadual do programa e secretário-adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze, palestrou sobre o tema para técnicos de cooperativas e empregados do Sistema.
Na opinião de Mainardi, a parceria será importante para difundir o programa junto a um maior número de produtores, ampliando a sua capilaridade. “Precisamos convencer os produtores a fazer investimento em irrigação”, justificou o secretário, lembrando que países como Chile e Israel há muito já tomaram esta iniciativa e vem obtendo excelentes resultados.
“A irrigação da lavoura do milho, por exemplo, é estratégica para o desenvolvimento do Estado, já que podemos ampliar a produtividade média de 60 para 200 sacos por hectare, garantindo a alimentação que precisamos para os suínos, aves e rebanho leiteiro, diminuindo a nossa dependência e reduzindo a evasão tributária que ocorre com a importação do produto”, justificou Mainardi. Segundo ele, o Rio Grande do Sul tem que aumentar os índices produtivos para que possa estar em sintonia com o Brasil, que deverá se consolidar como um dos grandes fornecedores mundial de alimentos.
Já Fioreze, depois de dizer que o fato de que a cada dez anos o Estado enfrentar períodos de estiagens deixa os produtores inseguros. Com base em estudos científicos, o coordenador estadual do programa Mais Água, Mais Renda acentuou que a necessidade de irrigação nas culturas de sequeiro, durante o verão, é considerada pequena, na medida em que a estimativa é de que a necessidade de irrigação varia entre 80 e 300 mililitros contra uma média anual de chuvas de 1.600 mililitros. “As chuvas são mal distribuídas e isso nos obriga a investir em irrigação para estabilizar a produção e aumentar a produtividade”, concluiu. Dos 429,9 mil estabelecimentos agrícolas existentes no Estado, apenas 26,8 mil utilizam algum tipo de irrigação, significando apenas 6,2%.
O convênio
O convênio, voltado às cooperativas gaúchas dos ramos Agropecuário, Infraestrutura e Crédito, define as competências da Secretaria da Agricultura e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no Programa. A Secretaria será responsável pela coordenação, administração e divulgação; pela promoção de parcerias e/ou convênios com instituições públicas e privadas; por informar acerca da disponibilidade de recursos para a contratação de operações com previsão de subvenção e por divulgar à Ocergs as informações necessárias para a elaboração e contratação de projetos de irrigação.
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS, por sua vez, se comprometerá com a divulgação, acompanhamento e avaliação do Programa junto a dirigentes, técnicos e associados das cooperativas; informará a Seapa/RS sobre o andamento e evolução dos projetos e levará, através de suas publicações, cursos e eventos, orientação técnica a produtores integrados, de forma a incentivar o uso da irrigação por aspersão ou localizada. O desenvolvimento do Programa será avaliado em conjunto pelas cooperativas e pela Secretaria, permitindo o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo.
O Programa
Coordenado pela Seapa/RS, em parceria com outras secretarias estaduais e apoio do Banrisul, BRDE, Banco do Brasil, Badesul, Sicredi, Emater, Fepam e Ocergs, a iniciativa visa incentivar e facilitar a expansão da irrigação, viabilizando a prática para aumentar produtividade e renda dos agropecuaristas gaúchos e reduzir os efeitos da estiagem. São concedidos incentivos para a construção de açudes com área alagada igual ou inferior a dez hectares (10 ha) e de áreas a serem irrigadas inferiores a cem hectares (100 ha). O valor anual de investimentos do Governo do Estado será de R$ 75 milhões, com limite máximo de financiamento por propriedade de R$ 500 mil