Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Consulta sobre ações de combate ao carrapato bovino se encerra nesta sexta-feira

Publicação:

Mão com luva segurando balão de fundo redondo transparente com carrapatos dentro de líquido com carrapaticida
Exame de resistência aos carrapaticidas é uma das ações realizadas nos últimos anos pela Secretaria - Foto: Fernando Dias

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) encerra na próxima sexta-feira (30) consulta, aberta desde setembro, a respeito de ações para controle do carrapato bovino, disponível no link bit.ly/Consulta-Carrapato.

O questionário visa conhecer a opinião de produtores rurais, médicos veterinários e demais pessoas ligadas à bovinocultura de corte e leite do estado sobre as políticas públicas que devem ser adotadas para o controle da praga. Os resultados da pesquisa devem direcionar as ações oficiais de combate a este parasito.

O carrapato bovino é considerado um importante problema sanitário na criação de bovinos, principalmente para as raças de origem europeia. Este parasito leva à redução do ganho de peso e da produção de leite. Além disso, o carrapato aumenta a chance de desenvolver “bicheiras” e ainda pode transmitir doenças, como a Tristeza Parasitária Bovina (TPB).

No Rio Grande do Sul, a TPB é uma importante causa de mortes de bovinos. No Brasil, o controle do carrapato bovino é feito quase que exclusivamente com uso de carrapaticidas químicos. O uso frequente destes produtos tem favorecido a seleção e emergência de populações multirresistentes aos acaricidas.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação