Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Umidade e calor persistem no Estado pelos próximos dias

Publicação:

soja chuva 02 p
- - Foto: Fernando Dias/Seapdr

A próxima semana permanecerá com umidade e calor no Rio Grande do Sul, de acordo com o  Boletim Integrado Agrometeorológico 47/2022 da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Emater-RS/Ascar e Irga.

Entre a sexta (02/12) e o sábado (03), a propagação de uma frente fria no oceano manterá a nebulosidade e deverão ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas na maioria das regiões. No domingo (04), a umidade e o calor predominarão em todo o Estado, porém somente nos setores Norte e Nordeste ocorrerão períodos de céu encoberto com possibilidade de pancadas isoladas de chuva, associadas ao forte calor.

Na segunda-feira (05), a presença da massa de ar quente e úmido manterá as temperaturas elevadas, com máximas acima de 35°C em diversas regiões. Na terça (06) e quarta-feira (07), o calor vai seguir predominando e o deslocamento de uma nova área de baixa pressão favorecerá a maior variação de nuvens, com períodos de céu encoberto e pancadas de chuva e trovoadas, principalmente entre a tarde e à noite.

Os totais esperados deverão oscilar entre 15 e 20 mm na maioria das regiões. No Alto Uruguai, Planalto e na Serra do Nordeste, os valores oscilarão entre 35 e 60 mm, podendo superar os 70 mm em algumas localidades do Litoral Norte e nos Campos de Cima da Serra.

O boletim também aborda a situação das culturas de trigo, canola, cevada, soja, milho, arroz, feijão 1ª safra, campos nativos, pastagens de verão e leite. Acompanhe todos os boletins em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação