Visita ao complexo industrial da Cooperativa Vinícola Nova Aliança
Publicação:
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, acompanhou o governador do Estado, Tarso Genro, em visita ao complexo industrial da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, que fica na cidade de Flores da Cunha.
Com 34,8 mil metros quadrados e capacidade para processar 40 mil toneladas de uva por safra, a planta já está em operação. Do total do investimento, R$ 55 milhões são financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e R$ 28,4 milhões pelo Banrisul. Os recursos vêm de linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), oriundas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além do crédito, o Governo do Estado também apoiou o projeto com a extensão dos incentivos fiscais do Fundopem às cooperativas de produção agropecuária. Pelo enquadramento prévio, a cooperativa pôde fazer uso de incentivos fiscais de 100% sobre o ICMS Incremental, com abatimento de 55% no valor nas parcelas do Fundopem pelo Integrar/RS.
A cooperativa
A construção da Cooperativa Nova Aliança começou no final de 2010, quando os associados das cooperativas São Victor, São Pedro, Linha Jacinto, Santo Antônio e Aliança decidiram se unir e formar uma estrutura única. Denominada Cooperativa Vinícola Nova Aliança, o objetivo é abrir novos horizontes para a agricultura familiar, tornar-se referência em seus segmentos de atuação e ampliar resultados sociais e econômicos.