Workshop com IICA discute os gases do efeito estufa na produção do arroz
Reunião realizada no Irga reuniu consultores e pesquisadores
Publicação:

Identificar gargalos relacionados à questão dos gases do efeito estufa na cultura do arroz foi o intuito do workshop realizado nesta quarta-feira (13/9) no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O encontro foi coordenado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e reuniu consultores e pesquisadores do Irga, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Emater, Universidade Federal do RS (UFRGS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelo IICA estiveram presentes o especialista em projetos, Renato Carvalho, e os consultores Nestor Azcune e Estefania Uchoa.
O diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), Caio Efrom, reforçou que esse foi mais um desdobramento das conversas que iniciaram em julho entre o governo do Estado e o IICA, no sentido de estabelecer um projeto inovador e sustentável para a produção do arroz no Rio Grande do Sul.
“É um assunto muito importante para nosso Estado e para o país por causa do papel que essa cultura faz na segurança alimentar da população brasileira e mundial. Além de buscar mitigar os efeitos das mudanças climáticas, principalmente em termos de redução de metano com tecnologias e práticas de manejo que o Irga, como todos sabemos, é especialista e possui vasta experiência nesta área”, garante Efrom.
Durante o workshop também foi apresentada a plataforma Hub de Inovação Tecnológica e Financeira, que visa agregar elos diferentes com startups, gerando novas soluções nas cadeias de produção, como por exemplo, aplicativos para combate à desinformação, sensores de baixo custo para monitorar emissões de gases e portais de capacitação.