Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aberta colheita da maçã com expectativa de produção de 430 mil toneladas no RS

Publicação:

16466652 488101448027272 1832213382 o
16466652 488101448027272 1832213382 o
Por Eliane Iensen | Léa Aragón/ Secom

Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, sediou nesta sexta-feira (3) a abertura oficial da colheita da maçã. A solenidade, que ocorreu no município que responde por pelo menos 50% da produção da fruta no Rio  Grande do Sul, ocorreu na sede da Embrapa e contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo. De acordo com a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), a produção é considerada  excelente e o potencial de colheita está estimado em 430 mil toneladas ante as 411 mil toneladas colhidas em 2016. No país, a expectativa é de sejam colhidas pelo menos 1 milhão de toneladas.

"Aqui reconhecemos o nosso capital humano, o trabalho de homens e mulheres que produzem alimentos para a nossa gente", disse Sartori, ressaltando a evolução da cultura e agregação de valor de tecnologias desde a implantação no Rio Grande do Sul, há mais de 40 anos. O presidente da Agapomi, Eliseu Boeno, explicou que as condições climáticas foram fundamentais para uma safra maior e de melhor qualidade. Como a maçã é uma fruta de clima temperado e que precisa de muitas horas de frio para se desenvolver, as condições foram excelentes. "O frio ajudou, a primavera teve noites frias e contribuiu. Houve perdas pontuais com o granizo, mas o clima é de otimismo", disse.

A qualidade da produção também foi destacada pelo secretário da Agricultura, Ernani Polo, que disse ser o momento da colheita a celebração do trabalho de meses na lavoura. Polo confirmou ainda a inclusão do Rio Grande do Sul na Câmara Intersetorial do Seguro Rural - uma reivindicação dos pomicultores e do setor primário. A confirmação saiu no dia 31. A Gala, variedade mais precoce, já está sendo colhida e representa 60% da produção do estado, seguida da Fuji com 30% e outras variedades com cerca de 10%. A colheita segue até o final de abril, com a variedade Pink Lady. 

Vacaria colhe mais da metade de todas as maçãs do RS. A produção também se destaca em muncípios como Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões e Bom Jesus. 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural