Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Ação em Cacequi encontra agrotóxicos proibidos e descarte incorreto de embalagens vazias

Publicação:

Fiscalização encontrou embalagens de agrotóxico sendo queimadas, o que é crime ambiental
Fiscalização encontrou embalagens de agrotóxico sendo queimadas, o que é crime ambiental
Por Elaine Pinto

Fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) investigaram, na sexta-feira (16), denúncia de deriva de produtos hormonais, como o 2,4-D, em Cacequi e encontraram embalagens vazias de produto contrabandeado, que não tem registro no Brasil. Também encontraram embalagens usadas de agrotóxicos sendo queimadas, o que não é o destino correto para este tipo de resíduo.

Folhas de parreira atingidas por deriva de herbicidas hormonais
Folhas de parreira atingidas por deriva de herbicidas hormonais

A ação partiu de uma denúncia em que um produtor de uva notou sintomas de deriva em sua propriedade de 60 hectares. "Já é o sexto ano que ele relata ter problemas em sua produção devido a deriva de produtos agrotóxicos hormonais. É possível ver uma deformação das folhas e brotos mais novos, o que consequentemente causa uma redução da fotossíntese e, mais à frente, na produtividade", conta a fiscal agropecuária Débora Tonon Schreiner.

Durante a visita, em que foram confirmados os sintomas de deriva no parreiral do produtor, os fiscais foram informados sobre um local próximo onde havia descarte inadequado de embalagens vazias de agrotóxicos. Lá, encontraram envelopes vazios de Agrimet 60 WP, herbicida que não possui registro no Ministério da Agricultura, e sacos plásticos de Roundup WG queimados.

Agrimet 60 WP é um produto que não tem registro no MAPA
Agrimet 60 WP é um produto que não tem registro no MAPA

 “A fiscalização tem atuado bastante na questão das derivas, principalmente quem está aplicando o produto. E esta é uma situação bastante grave, um flagrante de crime ambiental que envolve também outras entidades, como a Fepam, o Ibama e o Ministério Público”, detalha Rafael Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação