Agricultores que tiveram prejuízos em safras de inverno podem procurar agências do Banrisul para prorrogação de contratos
Publicação:

Os produtores que plantaram culturas de inverno, como Trigo, Aveia e Cevada, que tiveram prejuízos na safra e que tenham contratos com o Banrisul, podem procurar o banco para solicitar a prorrogação de financiamentos. A informação foi repassada pela diretoria do Banrisul ao secretário da agricultura e pecuária, Ernani Polo, em reunião nesta quarta feira (14). O Banrisul possui cerca de 3000 operações para as culturas de inverno, sendo a maioria delas, cerca de 2200, para o trigo, envolvendo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO), que contempla 1600 operações e Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com 1500. A reunião foi realizada com o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, o superintendente para negócios rurais, Anderson Rostirolla e Guilherme Cassel, diretor de crédito.
De acordo com Anderson Rostirolla, o produtor que desejar quitar o débito e que tenha PRONAF (custeio ou investimento) pode utilizar o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), que lhe garante um desconto de até 25% do que é devido, através do valor especificado mensalmente pelo governo federal.
Também foi informado que o agricultor que não vendeu seu produto, possui ele depositado e está com dificuldade de comercialização, pode solicitar parcelamento do saldo devedor do contrato, em aquisições do PRONAF com parcelamento em até três vezes e para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (PRONAMP) e demais programas em quatro parcelas.
As agências do Banrisul já estão avisadas e aptas, desde dezembro, para atender os agricultores que desejam realizar prorrogação de contratos, que, para tanto, necessitam apresentar a carta de depósito do produto. Cada caso será analisado individualmente. Nos casos em que o processo para aquisição ao PROAGRO não esteja concluído, o contrato fica automaticamente suspenso até haver a definição do referido processo.
“É importante nós esclarecermos junto ao banco as condições principais em que os agricultores podem negociar suas operações, tendo em vista as perdas com as safras. O fato de o banco estar a disposição para analisar os casos de cada produtor que possui contratos irá facilitar o encaminhamento dos financiamentos já contratados. Pelo que nos foi garantido na reunião, o produtor deve procurar sua agência e solicitar a análise de sua situação. Assim que tivermos oportunidade, estaremos trazendo esta pauta ao futuro presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota e sua equipe”, diz o secretário Ernani Polo.
Ainda sobre o mesmo tema, em reunião com o deputado federal Luiz Carlos Heinze, o secretário Ernani Polo foi informado que o Banco do Brasil e o SICREDI também estão realizando o mesmo tipo de procedimento, atendendo a todos os produtores que desejarem fazer estas operações. É importante salientar que os agricultores não demorem a procurar as instituições financeiras e que encaminhem a negociação antes dos vencimentos.