Assegurados recursos para a continuidade da modernização da Defesa Agropecuária
Publicação:

O Estado conseguiu assegurar o repasse do restante dos recursos previstos no Plano Plurianual do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), convênio mantido entre o governo gaúcho e o Ministério da Agricultura. Na semana passada, houve, por parte do órgão federal, o anúncio de que o convênio seria suspenso, o que motivou a ida do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, a Brasília, para audiência com o ministro Antonio Andrade Ferreira.
Acompanhado dos deputados federais Ronaldo Nogueira (PTB), Dionilson Marcon(PT), Paulo Pimenta (PT), Ronaldo Zulke (PT) e Afonso Hamm (PP), além do chefe da representação gaúcha no Distrito Federal, Hideraldo Caron e do assessor do deputado Mendes Ribeiro, José Carlos Pires, Mainardi explicou ao ministro os prejuízos irreparáveis que esta medida representaria para a reorganização e modernização do sistema estadual de Defesa Agropecuária.
No final do encontro, foram assegurados, no orçamento da União, os cerca de R$ 30 milhões que ainda precisam ser liberados até o ano de 2015. Desde 2011, quando começou a executar o convênio, a secretaria da Agricultura, com recursos federais e estaduais, já investiu mais de R$ 20 milhões na compra de veículos e equipamentos, capacitação de técnicos, reformas de prédios, além de outras ações.
De acordo com o secretário, o mais importante é que ficou aberta a possibilidade do Estado receber um volume maior de verbas, através de ação a ser desenvolvida pela bancada gaúcha no Congresso Nacional, visando ampliar os benefícios do Suasa para os municípios gaúchos. “Saimos satisfeitos da audiência”, concluiu Mainardi.