Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

CemetRS: tempo seco não prejudicou culturas de verão

Publicação:

20140124164915dsc-3892-1.jpg
Na semana que passou, o ar seco e muito quente predominou na maior parte do Estado - Foto: Solange Brum/Fepagro

O Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) publicou hoje (24 de janeiro) um boletim semanal especial sobre a situação das principais culturas de primavera-verão do Rio Grande do Sul. A publicação também oferece a previsão meteorológica para o período de 24 a 30 de janeiro.

 

Na semana que passou, o ar seco e muito quente predominou na maior parte do Estado, com temperaturas máximas superiores a 35ºC em praticamente todas as regiões. Algumas pancadas de chuva, rápidas e isoladas, ocorreram na Campanha e na Zona Sul. Apesar disso, não há registro de deficiência hídrica em culturas como milho, soja e arroz. A situação das principais culturas produtoras de grãos no período de primavera-verão é considerada satisfatória e dentro da normalidade.

 

O Boletim Especial também traz informações sobre as temperaturas ideais para as etapas de germinação, floração e maturação das culturas de milho, arroz e soja. O texto completo está disponível neste link.

 

Chove esta semana no RS


O CemetRS prevê uma semana chuvosa para o Rio Grande do Sul, entre os dias 24 e 30 de janeiro. Já nesta sexta-feira (24), a chegada de uma frente fria deverá provocar chuva nas regiões próximas ao Uruguai e, depois, nas demais áreas do Estado. Essa instabilidade deve durar até o domingo (26).

 

A partir de segunda-feira (27), áreas de instabilidade se deslocam do Norte da Argentina e do Paraguai, provocando chuva em todas as regiões. Os maiores volumes de precipitação devem ocorrer nas regiões da Campanha, Oeste, Serra do Sudeste e Nordeste, com totais que variam entre 100 e 160 mm.

 

Também haverá um declínio das temperaturas, com mínimas variando entre 12ºC e 15ºC em boa parte do Estado. As temperaturas máximas da semana devem ocorrer na quinta-feira (30), com registro de valores em torno dos 35ºC na região Oeste.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação