“Chimarrão com Inovação” abordará uso de plantas para correção de solos contaminados com cobre
Apresentação ocorrerá na sexta-feira (5/12), às 10h, no canal do DDPA no Youtube
Publicação:
A utilização de plantas para a remediação de solos contaminados com cobre é o tema a ser abordado na próxima edição do “Chimarrão com Inovação”, na sexta-feira (5/12). O evento é organizado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e será transmitido de forma online e gratuita, a partir das 10h, em seu canal no Youtube.
Conforme o engenheiro agrônomo Natielo Almeida Santana, a contaminação por cobre é um grave problema ambiental, que afeta os solos de diversas regiões no mundo. “Uma das principais causas desta contaminação é a aplicação sucessiva e em altas doses de fungicidas que contêm cobre em vinhedos, além das atividades de mineração desse metal”, explica.
A fitorremediação é uma técnica que utiliza plantas para descontaminar o solo. “Em algumas situações, o teor do cobre é tão elevado que dificulta o estabelecimento das plantas fitorremediadoras. A partir daí, estratégias biológicas podem ser utilizadas para aumentar o sucesso da fitorremediação, com o uso de adubos orgânicos, fungos micorrízicos e bactérias promotoras do crescimento”, detalha.
Chimarrão com Inovação – Fitorremediação de solos contaminados com cobre
Data: 5 de dezembro, sexta-feira
Horário: 10h
Link: https://www.youtube.com/live/V8xHRiETMqc