Chimarródromo do Cais do Porto já recebeu 33 países durante a Copa
Publicação:

A Escola do Chimarrão, parceria entre o Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate do RS (Fundomate), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Sebrae, recebeu até agora 33 países em seu espaço junto ao Chimarródromo no Paradouro Gaúcho, no Cais do Porto, na Capital.
Os turistas do Brasil e outros países viram as 38 formas de preparo do chimarrão, bebida símbolo dos gaúchos, conforme Lei 11.929/2003. Também puderam conhecera as mudas da árvore nativa também ícone do Estado.
Além de aprender o preparo e apreciar um bom chimarrão, o público recebe informações da história, cultura, tradição, bem como das mais de 190 propriedades medicinais da erva-mate como a recente descoberta do Instituto Nacional de Cardiologia mostrando que as "saponinas" da erva-mate são apontadas como um dos melhores remédios para doenças cardíacas, cardiovasculares e outras.
O secretário da Agricultura, Claudio Fioreze, e o secretário-executivo do Fundomate, Valdir Zonin, também prestigiaram o espaço, sendo brindados pela Escola do Chimarrão com termômetro recomendado para medir a temperatura da água por ocasião das "cevaduras de chimarrão".
Segundo Pedro Schwengber, diretor da escola, a temperatura ideal neste caso é de 70ºC. Quem ainda não foi ao Paradouro Gaúcho poderá visita-lo diariamente até domingo (29) das 10h às 22h. A entrada é gratuita.