Ciclo de orientação sobre uso correto de agrotóxicos reúne mais de 130 produtores no litoral norte

Novo encontro ocorre dia 22 em São José do Hortêncio

Ciclo de palestras sobre uso correto de agrotóxicos reuniu mais de 130 produtores no litoral norte - Foto: Divulgação/Seapi
Por Maria Alice Lussani

O ciclo de palestras com orientações sobre o uso correto de agrotóxicos reuniu 138 produtores dos municípios de Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Mampituba e Morrinhos do Sul entre os dias 9 e 12 de maio. Organizado pela regional de Osório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater, o evento contou também com representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, prefeitos, vereadores, sindicatos de trabalhadores rurais, empresas de revenda e responsáveis técnicos.

“É importante frisar que seriam 138 visitas técnicas que teríamos que realizar dentro do programa de educação sanitária e orientação ao produtor e que pudemos fazer em apenas quatro dias, reunindo todos no mesmo lugar”, destaca o fiscal estadual agropecuário Alonso Duarte de Andrade, responsável pelas capacitações. Segundo ele, o resultado foi muito positivo.

No encontro, foram abordados temas como a aquisição de agrotóxicos, armazenamento correto, importância do receituário agronômico, aplicação correta de agrotóxicos e logística reversa, que é o retorno das embalagens para descontaminação e reciclagem.

A próxima palestra está agendada para segunda-feira, dia 22 de maio, no CTG Estância do Hortêncio, em São José do Hortêncio, a partir das 19h.

Outros encontros devem acontecer nos municípios de Arroio do Sal, Tavares, Capivari do Sul e Terra de Areia ainda neste primeiro semestre.

O chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (DISA) da Secretaria, Rafael Friedrich de Lima, destaca que este trabalho é muito importante, e que conforme a demanda, será executado em outras regiões do Estado. “O produtor rural, principalmente, carece de informações sobre a legislação”, afirma Rafael.

card encontro São José do Hortêncio dia 22