Com mais da metade da área colhida, produtividade do arroz gaúcho apresenta estabilidade
Publicação:
Segundo dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), 55,7% da área de arroz semeada foi colhida no Rio Grande do Sul. Devido ao plantio antecipado, a região da Fronteira Oeste é a que se encontra mais adiantada, com 81,1% da área colhida.
Apesar das adversidades climáticas do início do ano, como as altas temperaturas de janeiro e fevereiro e as chuvas de meados de março, tanto a área colhida quanto a produtividade média se mantêm dentro dos padrões das safras anteriores. Nesta mesma época, no último ano, 54,4% da lavoura havia sido colhida e a produtividade média era de 7,6 mil quilos por hectare – contra os 7,8 mil quilos por hectare de 2014.
Enquanto na Fronteira Oeste a colheita já se encaminha para sua fase final, em algumas regiões ainda há longo caminho a ser percorrido. Na Depressão Central, por exemplo, a área colhida está em 35,5%, e na Planície Costeira Interna – a região em que o percentual colhido mais caiu quando comparado às safras anteriores –, produtores colheram 44,2% da lavoura, ante 68,7% do ano passado. De acordo com o consultor do Irga, Rui Ragagnin, o decréscimo em algumas áreas se deve mais à semeadura tardia que às questões climáticas.
Segundo Ragagnin, a estimativa é de que a maior parte da lavoura seja colhida até o fim de abril e que a produtividade seja mantida em patamares próximos aos das safras anteriores. “A tendência é de que tenha queda na produtividade no fim da colheita, como ocorre em todos os anos, especialmente nas áreas plantadas mais tarde. No entanto, as projeções apontam para valores próximos aos dos últimos três anos.” A média de produtividade das últimas três safras é de 7,5 mil quilos por hectare.
Até o momento, foram colhidas mais de quatro milhões de toneladas de arroz. A produção deste ano deve ser 4% superior à registrada na safra passada, devido, principalmente, a um incremento de 3,5% na área semeada, informa o consultor. A evolução semanal da colheita de arroz e outros dados sobre a safra podem ser conferidos neste link.