Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Compra de resfriador estimula produtor a dobrar a produção de leite

Publicação:

20140123170913cs-leite.jpg
O encontro ocorreu na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. - Foto: Fernando Dias

O produtor Jocemir Roberto Boone, da Linha Brasil, no interior de Nova Petrópolis, deu um passo importante para dobrar a produção de leite em sua propriedade. Ele adquiriu, com financiamento do Banco do Brasil, um resfriador de expansão. Com a linha de crédito do Pronaf, ele pagará 2% ao ano pelo recurso de R$ 9.900,00 que tomou junto ao banco para adquirir o resfriador de 1.500 litros e ainda contará com a subvenção do Governo do Estado.

Na tarde desta quarta-feira, Fábio Guaragni, da Cooperativa Piá, entregou ao coordenador da Câmara Setorial do Leite, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio,, João Milton Cunha, o primeiro contrato de subvenção do programa que incentiva o uso daquele tipo de resfriadores e de ordenhadeiras mecânicas. Um dos objetivos do Mais Leite, além de melhorar a qualidade do produto e proporcionar maior renda ao produtor, é justamente o de estimular o aumento da produção.

“O produtor sente-se estimulado a produzir mais para ocupar todo o resfriador”, argumenta o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, ao explicar o que chama de “efeito psicológico” que ocorre toda vez que há um investimento daquela natureza. O que é confirmado pelo técnico da Piá. “A dificuldade em aumentar a produção por parte do produtor era nítida, por conta da pequena capacidade de resfriamento, mas como o produtor está em expansão e pretende manter os filhos na atividade, esse investimento só vem a colaborar com a situação da família que está em fase de crescimento”, destacou Guaragni, ao informar que Boone produz, atualmente, 700 litros /dia.

O Coordenador da Câmara Setorial do leite, João Milton Cunha disse que depois de encaminhado este procedimento, será realizado o processo administrativo e a assinatura de um contrato de comprometimento de reembolso pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura. Também participou do encontro o Consultor da Câmara Setorial do Leite, Oreno Ardêmio Heineck.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação