Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Conhecidos os grandes campeões das raças ovinas

Publicação:

Após quatro dias de julgamentos, os 28 grandes campeões das raças ovinas foram conhecidos nesta quarta-feira (31). Pela raça Poll Dorset, o criador João Alberto Guerra Filho levou os principais prêmios entre os machos e as fêmeas.

Os dois grandes campeões foram o carneiro Joia 108, do box 762, e a ovelha Joia 128, do box 788, ambos da cabanha Arvoredo, de Santana do Livramento/RS.
O campeão da raça Corriedale, exposto no box 87, é o representante da Cabanha São Matheus, de Bagé/RS.

A fêmea premiada foi a ovelha da cabanha Letícia, de Barra do Quaraí, exposta no box 105. Pela raça Santa Inês, os grandes campeões foram os borregos Sim Brad Pitt, do box 732, entre os machos PO, e D Ancora Cambyra 179, do box 744, entre os machos RGB. Entre as fêmeas, a 3 Açudes 41, do box 740, levou o Grande Campeonato.

Os grandes campeões da raça Crioula, Merino Australiano, Karakul e Suffolk saíram na segunda-feira (29). Pelos Crioulos, venceram os machos PO Dois Coqueiros 408, do box 826, e o RGB Sobrado Branco 276, do box 851. A fêmeas vencedoras foram a PO Dois Coqueiros 1183, do box 840, e a RGB Cabanhadamaya Cebola 59, do box 852, da cabanha da Maya, em Bagé/RS.

Entre os Merinos Australianos, o grande vencedor do macho foi Camila 1643, do box 8, da Cabanha Santa Camila, de Alegrete/RS. A fêmea vencedora foi Santa Angela 360, do box 11, da Cabanha Santa Angela, de Uruguaiana. Os grandes vencedores da raça Karakul vieram da cabanha Morada Santa Fé, de Eldorado do Sul. O macho vencedor foi Bokhara do Ipe 496, do box 729, e a fêmea é ganhadora é Caravagio Santa Fe, do box 730.

A raça Suffolk teve como grandes campeões o macho Gmf Canhao Te 244, da Cabanha Fazenda Sao Joao, do município paulista de Platina, exposto no box 624. A fêmea vencedora foi Macaroca 246, da Cabanha Macaroca, localizada em Terra de Areia. Ela pode ser encontrada exposta no box 686 do Pavilhão de Ovinos.

Na raça Ideal, os grandes campeões são da cabanha Água Fria, de Santa Vitória do Palmar/RS. A fêmea vencedora foi a borrega dente de leite Água Fria 4966, exposta no box 44. O campeão entre os machos foi o carneiro do box 37. Ambos são propriedade do criador Flor Amaral.

O grande campeão da raça Texel foi o borrego dente-de-leite exposto no box 315. Tatuado com o número 2272, ele é representante da cabanha Santa Orfila, de Santana do Livramento, e propriedade de Claudino Loro. Entre as fêmeas, a grande campeã foi a ovelha de número 514, da cabanha Surgida, de propriedade de Erivon Silveira de Aragão, de Rio Pardo/RS.

Nesta quarta-feira (31), saíram os últimos campeões, das raças Hampshire Down, Ile de France, Romney Marsh e Dorper. Os grandes campeões da raça Hampshire Down foram o borrego dois dentes do box 146, da cabanha Cinco Palmas, de Uruguaiana/RS, e a borrega dente-de-leite da cabanha São Caetano, de Porto Alegre, exposta no box 220.

Entre os Romney Marsh, os prêmios foram para criadores bageenses. O macho campeão foi o carneiro São Chico 4291, em exposição no box 120, da cabanha Rancho Maria Fumaça. O grande campeonato também foi para a fêmea do box 124, da Cabanha São Francisco.

A raça Ile de France teve como grandes campeões o macho Lincon 294, da Cabanha da Lagoa, de Capão Bonito do Sul/RS. A fêmea vencedora é Lagoas do Horizonte 2394, de Lagoa Vermelha. Pela raça Dorper, os vencedores foram o macho do box 791, do município paranaense Fernandes Pinheiro, e a fêmea Nsrada Conceição 453, exposta no box 816 e oriunda da Cabanha Fazenda da Conceição, de Rio Pardo.


Para o diretor de eventos e feiras da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Paulo Sérgio Soares, os julgamentos tiveram um algo nível zootécnico. “Os animais demonstraram que são altamente produtivos”. Dos 857 animais ovinos inscritos, 714 compareceram aos julgamentos da 34ª Expointer. A lista completa das premiações e a programação das raças podem ser acessadas no site www.arcoovinos.com.br/expointer2011.

Texto: Juliano Meira Pilau
Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação