Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Curso de aplicador de herbicida hormonal passa a ser obrigatório em 1º de junho

Publicação:

Curso deverá ser promovido por órgãos e serviços oficiais de extensão rural, instituições de ensino e outras entidades
Curso deverá ser promovido por órgãos e serviços oficiais de extensão rural, instituições de ensino e outras entidades - Foto: Divulgação Seapdr

A partir de 1º de junho, todos os usuários de herbicidas hormonais no Rio Grande do Sul deverão possuir curso de aplicador. A partir dessa data, a regra da Instrução Normativa 06/2019, que orienta o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a necessidade do produtor prestar informações, começa a valer para todo o Estado.

"Todas as normas que adotamos, como o cadastro de aplicadores e a realização de curso de capacitação, tem por objetivo buscar as melhores práticas na pulverização, para evitar deriva e evitar prejuízos a culturas sensíveis”, destaca o secretário Covatti Filho.

 O curso deverá ser promovido por órgãos e serviços oficiais de extensão rural, instituições de ensino de nível Médio e Superior em Ciências Agrárias, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e demais entidades, tais como sindicatos, associações de produtores rurais, associação de profissionais, cooperativas de produção agropecuária, empresas de assistência técnica agropecuária, desde que ministrado por profissional habilitado. 

Opções para o produtor rural fazer o curso

  1. Pelo sindicato rural, que canaliza os pedidos e leva ao Senar (Farsul).

  2. Procurando a Emater.

  3. Via revenda, que deve levar a demanda ao fabricante, ou cooperativas.

Produtor rural deve procurar entidades para buscar capacitação na áreaa
Produtor rural deve procurar entidades para buscar capacitação na áreaa - Foto: Divulgação Seapdr

A Emater já realizou uma série de cursos este ano. Veja a relação de municípios abrangidos: 

Município

Quando

Pessoas capacitadas

Novo Barreiro

7 e 8 de janeiro

23

Liberato Salzano

7 a 9 de janeiro

23

Rio dos Índios

9 e 10 de janeiro

30

Engenho Velho

10 a 13 de janeiro

26

Engenho Velho

14 e 15 de janeiro

29

Ronda Alta

15 e 16 de janeiro

30

Rondinha

29 e 30 de janeiro

30

Rondinha

29 e 30 de janeiro

30

Sagrada Família

19 e 20 de fevereiro

29

Liberato Salzano

26 a 28 de fevereiro

25

Liberato Salzano

26 a 28 de fevereiro

25

 

 

 

 

 

 

 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação