Diagnóstico da Pecanicultura já tem 10% dos questionários realizados

reunião câmara setorial noz pecã abril 2024
Reunião da Câmara Setorial da Noz-Pecã
Por Maria Alice Lussani

Integrantes da Câmara Setorial da Noz-Pecã se reuniram na tarde desta quarta-feira (24/04), de forma presencial no Sítio Pitol, em Anta Gorda, e virtual, para debater o mercado, linhas de crédito, diagnóstico da pecanicultura e o programa de irrigação Supera Estiagem.

A etapa dois do programa de irrigação, dentro das ações do Supera Estiagem, administrado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), concederá incentivo financeiro para produtores rurais, pessoa física, para projetos de irrigação por aspersão, localizada ou por sulcos e a construção, ampliação ou adequação de reservatórios de água para fins de irrigação. “O estado vai pagar até R$ 100 mil ou 20% do valor do investimento como forma de incentivar as ações de irrigação. É uma ótima oportunidade para os produtores de noz-pecã participarem”, destaca o chefe da Divisão Agropecuária da Seapi, Paulo Lipp João. Mais informações sobre o Programa, veja aqui: https://www.agricultura.rs.gov.br/supera-estiagem-editais

Outro tema da pauta foi a apresentação dos primeiros resultados do Diagnóstico da Pecanicultura, que está sendo realizado pela Emater. Segundo o extensionista da Emater, Antônio Carlos Leite de Borba, 10% dos questionários já foram aplicados. O prazo para finalização das entrevistas deve terminar em junho. De acordo com Borba, vão ser realizadas 310 entrevistas em diversos municípios. Os questionários vão levantar dados sobre os dados do pomar, geolocalização, caracterização da família e da propriedade, sistemas de cultivo, colheita, pós-colheita e comercialização, dificuldades e perspectivas, entre outros.

PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (25/04) EM ANTA GORDA

MANHÃ

9h - VI Seminário Técnico da Cultura da Noz Pecã

15h – Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã, no Pomar das Nozes Pitol

Participantes da reunião: Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), empresas, Emater-RS/Ascar, Embrapa Clima Temperado, Prefeitura de Anta Gorda, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), produtores, fabricante de máquinas, instituições financeiras e Seapi.

cronograma evento abertura noz pecã