Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Empresa que produz o LatVida quer antecipar novo programa de coleta de leite

Publicação:

20130614191615latvida.jpg
Fioreze, que coordenou o encontro, considera positiva a iniciativa da empresa - Foto: Nandressa Cattani

 

A empresa VRS – Indústria de Laticínios Ltda, fabricante do leite LatVida, deve apresentar até o final da próxima semana uma primeira versão do seu plano de trabalho para adaptação à portaria 89, de 16 de maio de 2003, que regulamenta a coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel com base na Instrução Normativa número 62 do Ministério da Agricultura e Abastecimento, de 29 de abril de 2011. A definição ocorreu na tarde desta sexta-feira, durante reunião de representantes da empresa com o secretário adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze, na sede da secretaria.

O grupo, que funciona no município de Estrela, foi interditada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio no dia oito do mês passado. A Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) suspendeu as linhas de Leite UHT (Integral, Semi-Desnatado e Desnatado) beneficiadas e envasadas pelo estabelecimento VRS – Indústria de Laticínios Ltda em virtude da verificação da substância “formaldeído” na amostra de Leite UHT Desnatado, marca LATVIDA, conforme Relatório de Análises n° 5189/2013/UNIVATES.

Em virtude da fraude detectada, a DIPOA iniciou monitoramentos no estabelecimento, em ação conjunta com o Ministério Público Estadual, sendo realizada vistoria pelo Setor de Laticínios/DIPOA, em 23/04/2013, onde foram verificadas irregularidades estruturais, higiênico-sanitárias que juntamente com a ausência de boas práticas de fabricação propiciavam a contaminação dos produtos  representando risco à saúde dos consumidores e o descumprimento do Auto de Suspensão lavrado em 01/04/2013. Em virtude dessas irregularidades a DIPOA/SEAPA suspendeu as atividades do estabelecimento em 08/05/2013, ficando o mesmo impedido de produzir e comercializar produtos lácteos.

 

Definições

A VRS – Indústria de Laticínios Ltda já está operando normalmente após a aprovação da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal - Dipoa dos aspectos sanitários e de apresentação das análises laboratoriais que atestaram a qualidade da água utilizada no processo industrial.

A empresa tem o compromisso de até o dia 23 de julho, apresentar o Programa de Coleta a Granel, nos termos da Portaria 89. Na reunião ficou definido que até o final da próxima semana deverá ser apresentada uma versão do Plano de Ação, que será analisado pela assessoria técnica do Dipoa. Após isso, serão realizadas reuniões periódicas com a equipe da indústria para a conclusão do Plano.

Fioreze ressaltou a importância de envolver todos os agentes que operam neste processo, tanto na área privada, como na área pública, no setor de coleta e transporte do leite, incluindo os Serviços de Vigilância Sanitária, os transportadores, os produtores de cada rota de leite para a implementação do Plano de Ação o mais breve possível, com a intenção de oferecer a sociedade a resposta que ela merece para eliminar possibilidades de novos problemas relacionados a qualidade do leite. “Esta foi uma reunião positiva, uma vez que a iniciativa da empresa em procurar a secretaria demonstra a vontade de esclarecer dúvidas e atender o termo de compromisso antes da data prevista”, destacou Fioreze.

Participaram da reunião, assessores da Secretária da Agricultura, a coordenadora do Dipoa, Ângela Antunes Souza, Médica Veterinária responsável pelo setor de lácteos, Juliane de Carvalho Galvani, o sócio-gerente da Latvida, Rui José Sulzbach e o assessor Paulo Pereira.

 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação