Escritórios de atendimento do DDA estão 100 % informatizados
Publicação:
Após seis anos, o Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) foi 100% implantando em todas as unidades locais do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA-RS). Dessa forma, a informatização chega às 248 Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) e aos 165 postos de atendimentos(PIVZ), totalizando 413 escritórios de atendimentos à população, que abrangem a totalidade dos 496 municípios gaúchos. “O fato de estarmos conectados nos torna mais alertas, possibilita consultas instantâneas e dá mais agilidade n a compilação e no processamento de dados”, informa o médico veterinário responsável pelo SDA, Eduardo Vergara.
Com a novidade, a Seapa, em conjunto com o DDA, concretizou o projeto de possuir todo o cadastro de produtores rurais, assim como de seus animais de produção e suas respectivas movimentações(GTA’s), num banco de dados on-line (SDA). Será possível viabilizar o registro instantâneo de toda a informação cadastral e sanitária dos produtores e dos seus animais, dando total credibilidade e agilidade às informações do departamento.“Com o sistema é possível consultar inúmeros dados, como compra e venda dos animais, vacinações e localização desses animais em caso de emergência sanitária”, acrescentou Vergara.
A grande dificuldade para a substituição dos cadastros em papel, utilizados até 2006, para o sistema informatizado ocorreu nos municípios pequenos, devido a dificuldades de conexão com a internet, já que todo o banco de dados, mantido pela PROCERGS, está num ambiente web, necessitando assim, conexão continua com a rede. O projeto foi realizado com o apoio do Fundo de Desenvolvimento de Defesa Sanitária Animal(FUNDESA).
De olho num constante aperfeiçoamento banco de dados online, a Seapa tem prevista para este ano uma série de medidas, como aumentar a velocidade das bandas largas para 1Mb em todos os escritórios de atendimento à população. Hoje há locais com conexão de 64kb, muito abaixo do necessário, dificultando o atendimento ao produtor.
Também está nos planos da Seapa, possibilitar aos produtores rurais o acesso ao banco de dados, pela internet, já que por enquanto o acesso é restrito às unidades locais. Com essa ferramenta, os agricultores poderão consultar seus saldos, situação sanitária de seus animais e atualizar informações cadastrais. “Esperamos que até abril já seja possível a consulta de saldos”, disse Vergara.
Outra medida em estudo se refere à obrigatoriedade de que todos os eventos agropecuários - feiras, leilões e remates - utilizem o SDA para o recebimento de animais e para a emissão das GTA’s. Além disso, todos os estabelecimentos abatedouros registrados no SIF, CISPOA e SIM no Estado poderão acessar sistema e confirmar o recebimento dos animais encaminhados para o abate, assim como cadastrar aqueles vindos de outros estados e abatidos no Rio Grande do Sul.
A Seapa planeja ainda disponibilizar em todos os postos de divisa do DDA do estado acesso à internet e ao SDA, para cadastro no sistema de todas as GTA’s que ingressarem no Estado.