Fesa deve pagar indenizações até o final do ano
Publicação:
O Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agropecuária (Seapa), voltou a analisar as solicitações de indenizações pendentes desde 2005, na perspectiva de efetuar pagamentos pelo abate ou sacrifício sanitário de animais atingidos por doenças erradicadas e outras infecto-contagiosas contempladas em programas de controle sanitário até o final deste ano.
As solicitações de indenização, conforme o secretário executivo do Fesa, Mario Antonio Freitas Oliveira, são encaminhadas a uma comissão formada por representantes da própria Secretaria da Agricultura, Farsul, Ministério da Agricultura, Fetag e Sindilat. Os trabalhos são secretariados por Valesca Graziottin, da Seapa.
Nesta sexta-feira (04), a comissão esteve reunida para analisar mais uma série de processos, quando estiveram presentes a representante da Secretaria da Agricultura, Ana Groff, o representante do Ministério da Agricultura, Jorge Meana, o representante da Farsul, Pitta Pinheiro, o representante do Sindilat, Darlan Palharini e o representante da Fetag, Marcio Langer.
Até o momento, foram analisados 140 processos, dos quais 87 acabaram sendo liberados para pagamento. Os proprietários que reivindicaram as indenizações devem receber, no total, em torno de 100 mil reais. Estão pendentes de análise ou de complementação de documentação ou, ainda, de diligências, aproximadamente 60 processos, que totalizam cerca de mais R$ 100 mil reais em indenizações. De acordo com Mario Antonio, a determinação do secretário Luiz Fernando Mainardi é chegar, até o final deste ano, com todos os processos examinados e os pagamentos efetuados.
Texto: Marcos Pérez