Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Fontoura Xavier ganha nova inspetoria e encerra roteiro por regiões Norte e Alto do Botucaraí

Publicação:

20131205151358img-0045.jpg
Secretário entregou as remodelações na Inspetoria Agropecuária de Fontoura Xavier - Foto: Vilmar da Rosa

 

 

O município de Fontoura Xavier encerrou nesta quarta-feira (04) o roteiro da Secretaria da Agricultura para entrega de Inspetorias de Defesa Agropecuária nas regiões Norte e Alto da Serra do Botucaraí. Durante três dias, o secretário estadual da Agricultura Luiz Fernando Mainardi percorreu municípios das duas regiões, entregou inspetorias reestruturadas, veículos novos e também assinou com produtores contratos dos programas Mais Água, Mais Renda e Mais Leite de Qualidade.

Na IDA de Fontoura Xavier, fez um balanço das agendas. Lembrou que nos dois primeiros anos do Governo foi um período de criar projetos, conhecer as demandas e “preparar o terreno para os investimentos”. “Agora, em 2013, estamos numa fase de realização das obras”. É o caso da infraestrutura das 248 unidades. Entre recursos dos Governos Federal e gaúcho, R$ 60 milhões de reais estão sendo investidos na modernização do sistema de defesa agropecuária.

Em algumas cidades, os prédios próprios do Estado ganham reformas. Instalações da antiga Caixa Estadual, não recebiam reparos havia anos. Em outros, alugados ou cedidos por prefeituras ou sindicatos rurais, a Seapa faz a pintura. As unidades também contam com veículos novos; são utilitários e camionetes para atender ao produtor nos locais mais remotos do interior, além de computadores.

A dignificação do servidor e do atendimento aos produtores são pontos centrais que justificam as modernizações. Outra questão é o olhar mais atento à sanidade e qualidade dos produtos consumidos. As inspetorias são responsáveis por orientar e fiscalizar o que, em seguida, chegará às mesas. Com a ajuda do produtor, que faz seu trabalho dentro da propriedade, os fiscais agropecuários têm a tarefa de zelar pela qualidade da produção.

Disso, dependem a exportação e o consumo interno que movimentam a economia do RS e trazem renda aos agricultores. “São dois compromissos assumidos pelo Governo: garantir a qualidade e sanidade dos produtos e fazer com que o produtor tenha dinheiro no bolso”.

Por conta dos bons preços, boa safra, conjuntura internacional e do apoio das políticas de fomento federal e estadual, o RS em 2013 deve crescer o dobro do Brasil. Empurrado pela agropecuária, há previsão de PIB de 7%, ao contrário dos 3,5% do país.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação