Frente Parlamentar da Silvicultura é constituída na Assembleia
Publicação:

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, representou o governo do Estado na manhã desta quarta-feira (23/11) no lançamento da Frente Parlamentar da Silvicultura da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Responsável por 4,1% do PIB gaúcho e presente nas propriedades de 40 mil agricultores familiares, o setor de florestas plantadas reivindica a desburocratização de processos que travam o seu desenvolvimento.
Minetto ressaltou a sustentabilidade do setor florestal nas questões ambiental, social e econômica e que os plantios florestais colaboram para o desenvolvimento do Estado. O secretário destacou que a aprovação do Projeto de Lei 145 deve resolver questões que emperram o desenvolvimento setorial. “Esse debate vem sendo realizado desde 2008, com todas as entidades do setor”, afirmou Minetto.
Presidente da Frente Parlamentar, o deputado Elton Weber espera que o PL 145/2016, que tranca a pauta da Assembleia a partir de amanhã, possa ser aprovado na próxima semana, dando agilidade ao licenciamento de atividades de pequeno porte. “O projeto corrige algumas distorções e busca conciliar fomento florestal e preservação ambiental”, disse o deputado. A primeira reunião da Frente está marcada para março de 2017.
Segundo o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, o atual ritmo dos processos prejudica a economia rural. “A agricultura e a pecuária trazem desenvolvimento para toda a sociedade. Não podemos engessar o setor produtivo”, ressaltou.
O presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Carlos Leuck, reforçou a importância do segmento e a preocupação com a preservação ambiental. Segundo Leuck, a silvicultura é responsável por 4,1% do PIB do Estado, enquanto no país a média dos Estados não passa de 2%, e pela preservação e conservação ambiental. “A cada hectare de floresta plantada, estamos preservando um hectare de floresta nativa”, destacou.
Representando a Fiergs, o presidente do Sindimadeira, Serafim Quissini, ressaltou a importância da Frente na conscientização do Legislativo. “Quanto mais florestas plantadas tivermos, mais preservaremos a mata nativa”.
A cerimônia de lançamento foi aberta pelo presidente em exercício da Assembleia, deputado Adilson Troca. Também estiveram comitivas de diversos municípios do Interior, representantes da Farsul, da Secretaria da Agricultura e os deputados Vinicius Ribeiro, Liziane Bayer, Regina Becker e Any Ortiz. Compõe a Frente os deputados Sérgio Turra, 1º vice-presidente; Any Ortiz, 2ª vice-presidente; Edson Brum, 1º secretário-geral; e Marcelo Moraes, 2º secretário-geral.