Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Governo gaúcho estuda política de incentivos para conservar o Pampa

Publicação:

20130709182149img-7782.jpg
O contrato foi assinado na manhã desta terça-feira, durante reunião realizada na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e - Foto: Vilmar da Rosa

A secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio vai elaborar estudo para apontar alternativas de incentivos públicos aos produtores que participarem dos programas desenvolvidos pela Alianza para Conservação del Pastizal. O trabalho será coordenado pelo professor Felipe Jochims, doutor em Zootecnica pela Universidade Federal de Santa Maria.

O contrato foi assinado na manhã desta terça-feira, durante reunião realizada na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, coordenada pelo secretário adjunto, Claudio Fioreze, que contou com a participação dos coordenadores e do grupo técnico do Programa de Incentivos Para La Conservacíon De Pastizal es Naturales En El Cono Sur.

A Alianca del Pastizal é uma iniciativa para a conservação dos pastos naturais do Cone Sul da América, formado pelas regiões que constituem o Bioma Pampa, como a Savana Uruguaia, onde também situa-se a o pampa gaúcho, o pampa úmido, semiárido e savana mesopotámica na Argentina e os pastos das Missões no Paraguai. “Objetivo da alianza del Pastizal é o manejo sustentável das pastagens naturais que ocorre na região sul do estado, assim como sua conservação”, disse Fioreze.

Jochims será responsável por fazer, no prazo de 60 dias, o levantamento das possibilidades de incentivos oficiais para futuramente, os produtores que conservam obterem vantagens.

Na ocasião, também ficou definido que no dia 26 de agosto, durante a Expointer 2013, será apresentado o levantamento da evolução do projeto. Também será discutido o Índice de Conservação dos Pastizales (ICP) e o andamento da consultoria contratada.

Estiveram presentes os coordenadores da Alianza del Pastizal, Rogério Jaworski dos Santos, o argentino Anibal Parera e o uruguaio Rafael Sarno, a representante da Secretaria do Meio Ambiente, Bióloga Luiza Chomenko, e o coordenador de Políticas Públicas da Secretaria da Agricultura, Eng. Agrônomo, Dilson Bisognin.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação