Grupos de trabalho reforçam parceria entre Fundesa, Seapa e MAPA
Publicação:
A criação de novos grupos de trabalho, envolvendo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Fundesa (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal), tem o objetivo de concretizar ações para garantir e fortalecer a sanidade da agropecuária gaúcha.
O primeiro grupo, chamado Grupo Executivo de Saúde Agropecuária, vai atuar na comunicação com o produtor rural. “A ideia é tornar o produtor um parceiro dos serviços oficiais de sanidade, fazendo com que ele compreenda a importância de observar determinados critérios e compartilhamento das responsabilidades”, informa o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.
O segundo grupo, intitulado Grupo de Trabalho para Diagnóstico do Setor de Abates de Bovinos no RS, vai atuar no levantamento da atual situação e proposições para o estabelecimento de condições da operacionalidade para os frigoríficos. Alguns trabalhos ligados a esse tema já vinham sendo desenvolvidos, mas a criação do grupo de trabalho deverá colaborar para estabelecer prazos e atribuir tarefas.
O terceiro grupo criado é o Grupo de Trabalho para Planejar o Avanço no Status Sanitário do RS. A intenção é realizar o planejamento de ações, procedimentos e metas para cumprimento de medidas que visem a elevação da condição de sanidade dos rebanhos. Enfermidades como Febre Aftosa, Peste Suína Clássica, Influenza Aviária, Brucelose e Tuberculose, entre outras, estarão na pauta.
O último grupo é o que prevê a aquisição de uma sede administrativa para o Fundesa. As entidades que compõem o Conselho Deliberativo do Fundo e os presidentes dos Conselhos Técnicos Operacionais irão discutir a viabilidade de uma sede que atenda da melhor forma os objetivos do Fundesa.
Em paralelo à criação dos novos grupos, o GEFA, Grupo Executivo da Febre Aftosa está com reuniões programadas, tendo como objetivo projetar a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, que ocorre no mês de novembro.
Todas as entidades que compõem o Fundesa estão representadas nos grupos.