Guia de Livre Trânsito para vinho e derivados agora é emitida de forma on-line
Publicação:
A Guia de Livre Trânsito (GLT) é um documento obrigatório para o transporte de vinhos e derivados da uva e do vinho a granel. A partir de agora, essa guia será emitida de forma eletrônica. O novo serviço foi apresentado, nesta quinta-feira (20), em evento no Gabinete do Governador, no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein.
A finalidade é controlar o transporte dos produtos já que são emitidas cerca de 17 mil guias por ano. Atualmente, são 610 vinícolas registradas e cadastradas no Sistema de Declarações de Vinícolas (Sisdevin), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).
Com a emissão on-line da Guia de Livre Trânsito Eletrônica (GLTE), aumenta a disponibilidade de fiscais para realização de atividades a campo, como fiscalização do uso de agrotóxicos, monitoramento de pragas, fiscalização de produtos de origem animal, entre outros.
O governador elogiou o trabalho da equipe da Seapi no aprimoramento e na modernização de processos de gestão usando a tecnologia. Também citou outros exemplos que foram colocados em prática durante o governo para facilitar a vida das pessoas, como o Facilita RS, o Galope, o Sistema de Licenciamento On-line (SOL), o Sistema de Licenciamento On-line do Corpo de Bombeiros e a Junta Digital.
Para o secretário Klein, a nova ferramenta representa redução de custo de papel e do tempo do servidor e diminuição de custos para os produtores. “Vai representar também agilização e desburocratização. Ao invés de um servidor fazer a autorização da guia, ela poderá ser feita on-line com todas as facilidades. Isso é rapidez sem a necessidade de documento físico, o que possibilita uma movimentação mais rápida do produto “, garantiu.
Texto: Cassiane Osório/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom