Herbário do DDPA/Seapi comemora a marca de 20.000 exemplares
Publicação:
O Herbário BLA (Laboratório Brasileiro de Agrostologia) comemora uma marca histórica. 20 mil exemplares no acervo, que começou a ser formado em 1947 e conta com uma das maiores coleções de espécimes da família Poaceae proveniente dos campos do Sul do Brasil.
A espécie de número 20 mil no registro de exsicata foi coletada no município de Júlio de Castilhos durante uma expedição da equipe do Herbário e é rara, endêmica do Rio Grande do Sul e criticamente ameaçada de extinção: o Butia witeckii K. Soares & S. Longhi.
“O Butia witeckii é muito provavelmente, o butiazeiro mais raro e ameaçado do Rio Grande do Sul, o que foi constatado nessa expedição, onde um levantamento detalhado mostrou que a população inteira não ultrapassa 100 indivíduos reprodutivos”, afirma o curador do Herbário e pesquisador do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi), Gilson Schlindwein.
Além dessa espécie rara de butiazeiro, a área também abriga uma rica biodiversidade onde são encontradas inúmeras espécies de plantas que vem sendo inventariadas e registradas pela equipe do Herbário BLA, muitas dessas também raras, como a palmeira Trithrinax brasiliensis e a bromélia Dyckia strehliana.
A coleta faz parte do Projeto "Integrando conservação e geração de renda através do manejo, cultivo e valorização econômica em áreas com butiazeiros nativos do RS". “Além da avaliação das populações, foram realizados trabalhos de levantamento florístico, análise de indivíduos e observação de visitantes florais do butiazeiro”, explica Gilson.
O projeto engloba a avaliação dos impactos do manejo dessas áreas na diversidade florística e na regeneração do B. witeckii, além da possibilidade de utilização econômica desses recursos naturais que garantam a sobrevivência dessas espécies e a viabilidade ecossistêmica desse remanescente, extremamente singular.
Expedição
Além de Júlio de Castilhos, a equipe do Herbário BLA realizou expedições de campo aos butiazais nos municípios de Sarandi, Rondinha e Ronda Alta onde ocorre a espécie Butia exilata Deble & Marchiori, endêmica da região e criticamente em perigo de extinção. Foi realizado levantamento florístico, debatidas algumas ações de manejo no Parque Estadual do Papagaio Charão e coletados frutos para produção de mudas.
A área abrangida pelo projeto faz parte de uma importante ação de diagnóstico sobre o estado de conservação dos butiazais do estado, considerando as diferentes espécies de butiazeiros. As áreas avaliadas estão inseridas em diferentes regiões e abrigam espécies de butiazeiros e composições florísticas distintas.
O Herbário
O acervo do herbário BLA tem hoje 20 mil espécimes, sendo 63 “Typus” e seu registro mais antigo é de 1865. Em 2017, o herbário BLA teve seu cadastro atualizado na Rede Brasileira de Herbários (Sociedade Botânica do Brasil) e grande parte do seu banco de dados está disponibilizado online através da rede Specieslink.
A história do Herbário BLA está registrada no Boletim Técnico 08 do DDPA/Seapi. Acesse aqui: Boletim Técnico Herbário BLA ou pelo Instagram https://www.instagram.com/herbario.bla/p/Cr0peNLLm7a/
Agendamento de visitas: (51) 3288-8030 ou pelo e-mail gilson-schlindwein@agricultura.rs.gov.br





