Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Inaugurada nova sede da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Santo Antônio das Missões

Publicação:

20141128171557dscn0867.jpg
Governo prevê entrega de 220 inspetorias até fim do ano - Foto: Jornal Gazeta das Missões

 

Nesta sexta-feira (28), o secretário-adjunto da Agricultura do RS, Aureo Mesquita, entregou a nova sede da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Santo Antônio das Missões. Com essa, o Estado atinge 174 unidades modernizadas das 248 espalhadas por todas as regiões.

 

Até o final do ano, a previsão é chegar a 220. As melhorias fazem parte de programa em parceria com o Ministério da Agricultura (MAPA) e investimentos de R$ 60 milhões.

 

Os recursos também são aplicados na aquisição de 250 veículos, entre camionetas, utilitários e carros, mobiliários, computadores e capacitação dos servidores.

 

O supervisor regional da Seapa, Marco Antônio de Castro Morales, destacou que a nova estrutura dá mais condições de desenvolver o trabalho no município, o segundo maior rebanho bovino da região.

 

Dos investimentos na defesa sanitária, já recebeu equipamentos, veículos e pessoal. “Estamos caminhando para o objetivo comum de todos: a melhoria do trabalho. Somos uma parceria”, afirmou.

 

O prefeito Puranci Barcelos ressaltou a importância da melhor estrutura para os produtores locais. Também falou sobre a parceria entre entidade e comunidade. “A administração municipal está sempre à disposição. Parabéns a todos, pois fazem um excelente trabalho”, felicitou.

 

O secretário-adjunto adiantou que serão entregues mais 25 até o final do ano. “Avançamos muito no desafio de melhorar a defesa. Se não investirmos em defesa e fiscalização, não vamos produzir carne de qualidade e outros produtos vindos do campo. Ano passado, só para se ter ideia, o RS teve PIB de  6,2%, duas vezes maior do que o brasileiro, devido à agropecuária”, disse.

 

Segundo ele, a maioria das inspetorias tinha estruturas precárias de trabalho, que afetavam o atendimento ao produtor e o trabalho dos servidores.  “De um lado, contribui-se com a melhoria dos produtos e da renda do produtor, ao qualificar o serviço de defesa animal e vegetal; de outro, ao aumentar a renda privada, automaticamente aumenta-se a renda público, podendo se revertida em programas e ações destinadas ao meio rural”, avalia Mesquita, esperando que o próximo governo continue o trabalho e faça o que não foi possível por falta de recursos.

 

Funcionamento segue na antiga sede até início de dezembro


Pelo menos até a segunda semana de dezembro, o trabalho continua a ser prestado na antiga sede, na rua Nilo Jacques, em função dos serviços de telefone e internet que vão para o novo espaço.

 

Além disso, o encerramento da segunda fase da vacinação contra febre aftosa neste domingo (30) e a consequente procura dos produtores para entregar os comprovantes de imunização são dois fatores que também implicam na manutenção do local até o mês que vem. 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação