Leite participa da abertura da colheita da uva e da Festa das Colheitas em Caxias do Sul
Publicação:

O governador Eduardo Leite participou, nesta sexta-feira (24/2), da 14ª Abertura Oficial das Colheitas, em Caxias do Sul. O evento, em sua origem, marcava o início da colheita da uva. Desde 2014 contempla simbolicamente todos os cultivos da região.
Neste ano, o ato ocorreu nos parreirais da propriedade da família Mugnag, ao lado da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, onde foi realizada a cerimônia de abertura. O local fica na rota turística da Estrada do Imigrante, caminho percorrido pelos primeiros italianos que chegaram à Caxias do Sul.
“Ao percorrer essa estrada e esse local que guarda tanta tradição, é inevitável nos transportarmos para o tempo em que chegaram aqui os primeiros imigrantes pelos campos dobrados da Serra Gaúcha, enfrentando tantas adversidades. E ao celebrarmos hoje a colheita, celebramos justamente a capacidade daqueles que produzem, de resistir e superar as dificuldades, enfrentando até mesmo o imponderável do clima”, disse o governador.
Durante o evento, foi assinado um termo de colaboração entre o Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis/RS), responsável pela gestão e execução do plano de ações acordado em termo de colaboração.
A parceria terá duração de 36 meses e conta com R$ 33 milhões oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado (Fundovitis). O objetivo do acordo é viabilizar ações para a manutenção e promoção do setor, por meio de metas consonantes com a Política Vitivinícola do Estado.
Os recursos serão utilizados para promoção e comunicação no mercado interno e externo, participação em feiras, congressos e eventos – como a criação do espaço da uva e do vinho na Expointer –, no desenvolvimento de um aplicativo para o vinho e o suco de uva brasileiro, na assistência técnica e extensão rural, na qualificação de vitivinicultores, na plataforma de seguros de risco para vitivinicultura e na reestruturação e apoio ao Laboratório de Referência Enológica (Laren), ligado à Seapi, entre outras ações.
"O setor vitivinícola movimenta a economia do Rio Grande do Sul como um todo. Além da alta produção de uva e seus derivados, trazem milhares de turistas à região da Serra. Hoje demos mais um passo importante para a destinação dos recursos do Fundovitis que, sem dúvida, auxiliarão na promoção e no fortalecimento da vitivinicultura no Estado e no mundo", enfatizou o titular da Seapi, Giovani Feltes.
O Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores da cadeia da vitivinicultura no país. São cerca de 16 mil famílias de produtores de uva, que cultivam aproximadamente 46 mil hectares, e mais de 750 vinícolas registradas. Dados do IBGE apontam que o município de Caxias do Sul é o quarto maior produtor de uvas de mesa e de uvas para a indústria.
Ainda em Caxias do Sul, o governador esteve na Festa das Colheitas, realizada nos pavilhões da Festa da Uva. Leite visitou estandes, conversou com expositores e destacou o envolvimento da comunidade na festividade. “É uma festa vivida por toda a cidade, com um espírito de comunidade que é inspiração para todo o Estado”, disse.
Também participaram dos eventos o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris e o secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro Caron.