Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Mainardi destaca a diversificação da nova unidade da Languiru

Publicação:

O pequeno município de Poço das Antas, de dois mil habitantes, localizado no Vale do Taquari, deu um grande passo para o seu desenvolvimento a partir desta tarde, quando a Cooperativa Languiru inaugurou a sua mais nova unidade industrial. Com investimento em torno de 45 milhões de reais, um dos maiores do agronegócio gaúcho nos últimos tempos, a cooperativa construiu o seu Frigorífico de Suínos, com capacidade para abater até 2,5 mil cabeças por dia. Deverá gerar 300 empregos diretos e alcançar um faturamento anual de 90 milhões de reais, com o processamento de cerca de 100 tipos de produtos para venda nos mercados interno e externo.
O Governo do Estado, parceiro do investimento, foi representado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que destacou a importância da diversificação de atividades para o fortalecimento não só da cooperativa, mas principalmente de seus associados e da economia do Estado. “Somos contrários a monocultura, defendemos a diversificação e trabalhamos para ampliar, cada vez mais, a agregação de valor aos produtos primários”, disse o secretário.
Mainardi, depois de acentuar que o Vale do Taquari apresenta uma das maiores renda per-capita do País, recorreu a dados da economia para realçar a importância do agronegócio para o Rio Grande do Sul. “Enquanto a economia gaúcha, nos últimos 16 anos, cresceu 36%, o agronegócio aumentou em 70%, em função da política de créditos do Governo Federal, os investimentos em modernização que redundaram em aumento da produtividade e a crescente transformação dos produtos primários”, exemplificou.
Já o presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, revelou dados de uma pesquisa realizada pela Univates, segundo a qual a idade média dos 4.527 associados Languiru caiu para 43 anos. “Isso demonstra que estamos no caminho certo, gerando renda para os produtores e contribuindo para a fixação do homem no campo, especialmente os jovens”, disse Bayer, que também aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado “de apoio ao cooperativismo e de estímulo a empreendimentos como o que hoje estamos inaugurando”.

A cooperativa

Fundada em 1955, a Cooperativa Languiru possui 1.600 colaboradores e 4,5 mil associados localizados nos Vales do Caí, Rio Pardo e Taquari. Em 2012, o faturamento deve chegar aos R$ 600 milhões. É uma das maiores cooperativas do Estado, com atuação tanto no mercado interno, quanto externo. Trabalha nos segmentos de aves, laticínios, suínos (embutidos) e fábrica de rações. Entre eles se destacam os frangos inteiros, cortes especiais, mortadelas, salsichas, presuntos e toda a linha de laticínios.
A cooperativa iniciou exportações em 1995 e hoje vende sua marca em mais de 30 países de quatro continentes (Europa, Ásia, América e África). Entre os principais produtos exportados estão os frangos inteiros, cortes de frango e miúdos.
Hoje, a produção de suínos da cooperativa engloba 300 propriedades dos Vales do Caí e Taquari.




Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação