Mainardi entrega revitalização de inspetoria de Não-Me-Toque e participa de lançamento oficial da Expodireto
Publicação:

O secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, inaugurou nesta segunda-feira (10) pela manhã, na região Central do Estado, três Inspetorias de Defesa Agropecuária. A última aconteceu em Não-Me-Toque, onde também participou, com o governador Tarso Genro, do lançamento oficial da Expodireto Cotrijal, que vai de 10 a 14 de março no parque de exposições da cidade.
Para ele, uma feira como a Expodireto, a segunda maior do Estado depois da Expointer e uma das maiores do País, cumpre dois papeis estratégicos: uma delas é levar até o produtor rural as novas tecnologias de equipamentos, pesquisa e extensão rural, modernizando e aumentando a renda da atividade agropecuária; a outra, consequência da primeira, é contribuir com as reservas internacionais, na medida em que o agronegócio se traduz num dos principais atores comerciais, sociais e de distribuição de renda do Brasil.
O aumento na quantidade de grãos, diz ele, tem ligação com as politicas públicas aplicadas nos últimos dez anos, por exemplo, que fizeram com que a produção no campo chegasse ao recorde de quase 190 milhões de toneladas.
O incentivo à compra de equipamentos com juros subsidiados pelo governo Federal de até 2% para pequenos e médios agricultores e à modernização das propriedades elevou a produção na mesma área plantada. A projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de colheita de 200 milhões de toneladas.
Crescimento industrial
Ao participar do lançamento oficial da 15ª edição da feira, o governador Tarso Genro, falou sobre o crescimento industrial de 6,8% do Rio Grande do Sul - que ultrapassou São Paulo -, e também do apoio do governo para o desenvolvimento da feira. "O Estado é parceiro da Expodireto e continuará sendo. Vivemos um momento de alta complexidade no mundo inteiro, vivemos uma época de globalização financeira galopante, que dá força para o crescimento do Rio Grande do Sul e do país", disse Tarso, ressaltando que as novas tecnologias geram impacto, mas ainda não de maneira integral, porém a Expodireto é sinônimo de apropriação deste desenvolvimento e de relações internacionais.
"O crescimento de 6,8% no setor industrial nos dá a capacidade de expor o Estado com bases produtivas industriais de geração e distribuição de renda. Temos índices invejáveis em relação ao resto do país, e uma boa safra se faz com capacidade de trabalho e empreendedorismo, com a ajuda das chuvas, mas também de programas de governo, como o Mais Água, Mais Renda. Em eventos como este, não somos homens de partidos, mas sim homens de Estado", afirmou o governador.
O presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Mânica, salientou a importância do comprometimento dos gestores públicos para o desenvolvimento do agronegócio. "A expectativa para 2014 é pela possibilidade de bons negócios, como também de uma maior integração social, econômica e cultural entre nações. Faremos uma grande feira, contribuindo cada vez mais para o crescimento do nosso país", declarou, destacando que na última edição participaram 74 países dos cinco continentes.