Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Ministro da Agricultura Blairo Maggi visita a Expodireto

Secretário Ernani Polo entregou reivindicações dos setores leiteiro, arrozeiro e tritícola além da duplicação da BR 386

Publicação:

blairo
blairo

Na manhã desta quinta-feira (9) o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, esteve no Parque da Expodireto Cotrijal junto a uma comitiva de 33 embaixadores e 7 diplomatas. Segundo o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, esta é a maior comitiva de embaixadores da história da feira. O secretário da agricultura, deputado Ernani Polo, acompanhou o ministro e entregou, junto com o presidente da Expodireto/Cotrijal, Nei Mânica, e com a senadora Ana Amélia Lemos, documento com reivindicação que possa atuar junto ao governo federal, para a duplicação da BR 386, tendo em vista a sua importância em logística para o eficiente escoamento da produção. Também foi entregue ao ministro Blairo ofícios com solicitações dos setores do trigo, para revisão de taxas de cabotagem e apoio a comercialização, do leite para o controle de ingresso de leite em pó importado e do arroz, para apoio a comercialização e acesso a crédito. " Solicitamos estes pleitos ao ministro para fortalecer nosso setor produtivo, para que tenhamos ainda mais eficiência. A presença do ministro Blairo na Expodireto só reforça sua atenção especial ao setor primário nacional ", ressalta o secretário Ernani Polo. 

Conforme Maggi a iniciativa foi realizada no intuito de apresentar aos países não só a agricultura, mas as máquinas e a tecnologia de ponta que são expostas em Não-Me-Toque. “Os equipamentos apresentados aqui mostram o que existe para o futuro, para a agricultura de precisão. O Brasil conta com uma agricultura forte, baseada em ciência e tecnologia desde os primórdios da criação da Embrapa. Hoje como diplomatas visitantes, eles podem ser nossos clientes no futuro e, por isso, nosso carinho em trazê-los para conhecer a feira”, pontuou.

 Nei César Mânica avaliou a presença do ministro como positiva e ressaltou que a delegação de embaixadores e diplomatas presentes nesta edição é o recorde da feira, já que mais de 30 países foram representados e dialogaram com o agronegócio local.

Para o embaixador da Nigéria no Brasil, Adamu Azimeyeh Emozozo, a vinda à feira junto do ministro é de extrema importância para que a Nigéria conheça a tecnologia de máquinas e equipamentos oferecida no Brasil. “Atualmente 70% da população do país trabalha na agricultura e compra equipamentos da Europa”, relatou.

Emozozo vê grandes possibilidades de fechar negócios futuros, já que pela similaridade de terrenos entre os dois países, as máquinas e equipamentos daqui são adequadas à terra e campos de plantio do país africano. “Durante esta visita não devemos fechar negócio, mas após conhecer os produtos vamos encaminhar uma equipe técnica para o Brasil para visitar fabricantes, cooperativas, lavouras e posteriormente fecharmos negócio”, disse.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação