Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Mosca da bicheira é tema de webinário na próxima semana

Publicação:

chamada webinário
- - Foto: -

Na próxima terça-feira (22/08), das 14h às 16h, a mosca da bicheira vai ser tema do webinário online, via Google Meet,  “Atualização sobre a erradicação de Cochliomyia hominivorax”. As inscrições estão abertas e são gratuitas pela Plataforma Sympla. O evento é organizado pelo Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participa com dois especialistas. O pesquisador do IPVDF, José Reck, vai falar sobre “A perspectiva externa da vigilância sanitária no processo de erradicação da Cochliomyia hominivorax no Panamá” e a fiscal estadual agropecuária Nathalia Bidone, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Ovina (Proeso), vai moderar um painel de discussão sobre o tema do webinário.

A mosca da bicheira (Cochliomyia hominivorax), também conhecida como mosca varejeira, causa uma enfermidade parasitária, chamada miíase, nos animais de sangue quente, incluindo, além de animais de produção, animais silvestres, pets e seres humanos.

De acordo com a coordenadora do Proeso, "evitar que os animais tenham feridas, cuidar com procedimentos cirúrgicos, castração, descorna, descola de cordeiros, por exemplo, são as melhores formas de prevenção. E também ficar atento a locais pontiagudos em cercas e instalações de manejo", afirma Natália. E se tiver alguma ferida é necessário tratar imediatamente, alerta. "Desta forma também se auxilia na diminuição da população de moscas em nível local e regional", destaca.

O pesquisador José Reck conta que no ano passado foi o representante brasileiro em um encontro latino-americano da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) sobre controle da mosca da bicheira no Panamá. E no período em que esteve lá, além de discutir o tema, conheceu o projeto de erradicação da mosca-da-bicheira que existe no Panamá e na América Central e o trabalho de vigilância de campo na fronteira do Panamá e da Colômbia, na selva de Darien. "A ideia é compartilhar a experiência com os colegas, visto que há uma discussão sobre um eventual programa de controle da mosca-da-bicheira na América do Sul também", afirma Reck.

INSCRIÇÕES

https://www.sympla.com.br/evento/webinario-atualizacao-sobre-a-erradicacao-de-cochliomyia-hominivorax/2082346

PROGRAMAÇÃO - Dia 22 de Agosto - Das 14:00 às 16:00 (Hora de Brasília)

14:00 às 14:15 - Apresentação do evento e do Programa de erradicação da Cochliomyia hominivorax nas Américas - Prof. Dr. Livio M Costa-Junior (UFMA)

14:15 às 14:30 - Participação do Brasil no Controle Progressivo da Cochliomyia hominivorax - Dr. Jorge Caetano Júnior (Ministério da Agricultura e Pecuária)

14:30 às 14:45 - Erradicação da Cochliomyia hominivorax  no Brasil e América do Sul: Um exercício sobre duração e custos - Dr. Thadeu Barros (Embrapa Gado de Corte)

14:45 às 15:00 – A perspectiva externa da vigilância sanitária no processo de erradicação da Cochliomyia hominivorax no Panamá - Dr. José Reck (IPVDF)

15:00 às 15:30 – Discussão - Moderadora: Nathalia do Bem Bidone (Fiscal Estadual Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura do RS)

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação