Pesquisador da Secretaria da Agricultura participa do 8º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária
Evento integra a 10ª Fiema Brasil, feira do setor ambiental do sul do Brasil
Publicação:

O engenheiro florestal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e coordenador do Plano ABC+ RS, Jackson Brilhante, foi painelista no 8º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, que ocorre até esta quinta-feira (22/5) em Bento Gonçalves. O evento integra a 10ª Fiema Brasil, feira do setor ambiental do sul do Brasil.
Brilhante destacou o compromisso do Estado com a produção sustentável, uma das iniciativas é o Programa Integra RS, que tem como objetivo fomentar a adoção integrada de lavoura, pecuária e floresta. “O programa tem o objetivo de capacitar técnicos da extensão rural do Estado como o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e da Emater/RS-Ascar, fortalecendo o atendimento desses profissionais aos produtores rurais”.
Além disso, Brilhante explicou que outra tecnologia que vem avançando no Rio Grande do Sul são os Sistemas Irrigados, que além de promover adaptação às mudanças climáticas, contribuem para o aumento das taxas de sequestro de carbono no solo e na redução da emissão de gás de efeito estufa. “Nossa missão na Seapi é fomentar tecnologias de baixa emissão de carbono, procurando melhorar a eficiência no sistema de produção agropecuária, ou seja, produzir mais com menor custo e menor impacto ambiental”, destacou.
A 10ª Fiema Brasil iniciou dia 20 e segue até esta quinta-feira (22/5). Contou com cerca de 150 expositores e mais de 70 palestrantes. Nos três dias, apresentou eventos simultâneos como painéis e palestras sobre ações na agricultura para emissões de baixo carbono, descarbonização em fertilizantes e transição sustentável no agro. É organizada pela Fundação Proamb.