Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Pinheirinho do Vale assina adesão a programa de qualidade sanitária para produtos regionais

Publicação:

2015090610533820901251119-b158218bc3-z.jpg
Em 2015, 40 municípios já foram visitados pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal - Foto: Fernando Dias/SEAP

O município de Pinheirinho do Vale recebeu, neste sábado (5), o reconhecimento da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seap) para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Agora, a produção local poderá atravessar as fronteiras do município e abastecer todo o Estado. A assinatura da portaria ocorreu no gabinete da Seap na 38ª Expointer, em Esteio.

 

O Rio Grande do Sul já tem outras cinco cidades, envolvendo nove estabelecimentos, que aderiram ao programa. Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, o trabalho é resultado do esforço de várias frentes, mas principalmente dos próprios municípios, que precisam se adequar às exigências. "Temos o mesmo objetivo, que é o crescimento do Estado. Com a participação de todos, teremos êxito mais rápido e de maneira transparente", afirmou.

 

O prefeito de Pinheirinho do Vale, Peri da Costa, disse que a iniciativa de aderir ao programa uniu o município e deve se refletir na região. "Abrimos uma cancela para levar nossos produtos a todo o Estado, iremos aumentar a produção e trazer renda à cidade", celebrou.

 

O Susaf é um programa que busca equidade sanitária na produção, garantindo qualidade e padrão sanitário para a comercialização de produtos regionais, muitas vezes oriundos da agricultura familiar. A partir do cadastro do município, o Estado, através da Seap, vistoria e aponta as ações necessárias para as adequações.

 

Em 2015, 40 municípios já foram visitados pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do RS, Marcos Regelin, disse estar satisfeito com o envolvimento do grupo de trabalho. "Os municípios são parte da solução, e eu vejo aqui uma participação cada vez maior das prefeituras", disse.

 

Presente no ato, o secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, também saudou a união pelos resultados: "Que Pinheirinho do Vale seja exemplo de ação para o resto do Estado". O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), Carlos Joel da Silva, destacou o simbolismo do ato de assinatura. "Esta ação vai se espalhar pelo Estado e estimular outras regiões", afirmou. Luiz Carlos Folador, presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), parabenizou a adesão de Pinheirinho do Vale e disse que o Estado está no caminho certo. O chefe de Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin, também ressaltou o trabalho conjunto como forma ideal para alcançar objetivos comuns.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação