Plantio de butiás em Centro de Hulha Negra busca propor alternativas de renda para agricultores da região
Publicação:

Pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) estiveram no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Sistemas Integrados e Meteorologia Aplicada (CESIMET), em Hulha Negra, para o plantio de 40 mudas de butiazeiro. O plantio foi feito com delineamento experimental circular, que pretende avaliar diferentes espaçamentos, e também o comportamento das melhores mudas em outras condições de solo e clima.
“Nós também buscamos assegurar futuras pesquisas e a conservação de germoplasma de butiazeiros na unidade de Hulha Negra”, afirma o pesquisador Gilson Schlindwein, do Centro de Pesquisas de Viamão, onde as pesquisas sobre butiás estão concentradas. As mudas levam de 4 a 6 anos para começar a crescer e produzir.

A expectativa dos pesquisadores é ampliar esse plantio na unidade de Hulha Negra e estender para propriedades rurais daquela região, visando agregar geração de renda para pequenos agricultores através do cultivo e aproveitamento econômico do fruto. Também através do projeto será organizado uma oficina de capacitação para agricultores familiares de Hulha Negra e região, no início de 2026, quando começa a próxima safra.
O projeto em desenvolvimento busca integrar conservação e geração de renda através do manejo, cultivo e valorização econômica em áreas com butiazeiros nativos do Rio Grande do Sul. Segundo Gilson, a região de Hulha Negra registra a presença de vários butiazeiros, o que demonstra aptidão do local para o cultivo da espécie.
O CESIMET faz parte da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e conta com diversas outras pesquisas nas áreas de criação de ovinos e bovinos, abelhas, integração lavoura-pecuária e meteorologia.