Secretaria da Agricultura e Granpal discutem ações para mitigar estiagem na Região Metropolitana

Reunião foi realizada na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação - Foto: Ascom Seapi
Reunião foi realizada na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação - Foto: Júlia Chagas/divulgação Seapi

A situação da estiagem na Região Metropolitana foi tema do encontro entre o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (31/1), na sede da pasta, em Porto Alegre.

Feltes destacou que, até o momento, os efeitos da estiagem atual são menores dos que os provocados pela seca que atingiu o Estado no ano passado, mas que o governo tem monitorado atentamente a situação de todas as regiões para buscar formas de amenizar as perdas e garantir água potável às comunidades.

O secretário destacou que ao menos 11 municípios da Região Metropolitana serão beneficiados com microaçudes, sendo que a cidade de Charqueadas já recebeu o recurso e para as demais os processos seguem em tramitação. Ao todo, são cerca de 200 municípios que receberam os microaçudes, com investimento aproximado de R$ 100 mil cada, por meio do Programa Avançar na Agricultura.

“Estamos trabalhando também para lançar os convênios, já previstos no Avançar, voltados para a perfuração de poços, por meio dos quais as prefeituras poderão aderir e receber o valor para a execução do trabalho. É mais uma forma encontrada pelo governo do Estado para minimizar a situação”, afirmou.

A construção de cisternas para o armazenamento de água é outra iniciativa da secretaria. Ao todo, são 273 municípios habilitados para a implantação, que poderá ser de até três por cidade, também com recursos do Avançar.

Segundo o presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, Viamão é um dos municípios da Região Metropolitana mais atingidos pela estiagem. A cidade, que está entre as listadas para a construção de açudes, apurou cerca de R$ 70 milhões acumulados em prejuízos.

Battistella propôs a criação de um grupo de trabalho (GT) entre secretários da Agricultura dos municípios, prefeitos, representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e da Emater. “Precisamos discutir permanentemente o tema da estiagem e encontrar soluções para amenizar. A Granpal possui um fórum que trata das Bacias da Região Metropolitana e falta melhor gestão, de todos nós, dos recursos hídricos disponíveis”, comentou.