Secretaria da Agricultura é homenageada em evento da Asgav por vigilância da influenza aviária
Publicação:

O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi) foi homenageado pela Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs), por seus esforços no enfrentamento à influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). A solenidade ocorreu neste domingo (19/6), durante a 4ª Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos - Conbrasul Ovos, realizada em Gramado.
“Muito do status sanitário do Rio Grande do Sul é resultado do trabalho árduo de homens e mulheres ao longo das décadas na Secretaria da Agricultura, no Serviço Veterinário Oficial. Isso fez com que, nesse momento de incertezas em relação à influenza aviária, nós chegássemos preparados para os problemas apresentados. Certamente, a qualidade desse trabalho, aliada à biosseguridade das nossas granjas, é o que vem garantindo o status sanitário do Estado. Este é um momento de celebração da parceria entre o setor produtivo e a Secretaria”, destacou o secretário adjunto Márcio Madalena.
A diretora do DDA, Rosane Collares, ressaltou a ação rápida da Secretaria quando o primeiro foco foi registrado na Estação Ecológica do Taim, em 24 de maio.
“Tudo que estava preconizado no plano de ação estabelecido pelo Ministério da Agricultura foi executado pela Secretaria com a maior presteza. Tivemos o atendimento rápido; a ação, mais rápida ainda; e a contenção, uma vez que não houve nenhum indício e registro de aves enfermas em outras áreas. Esta homenagem é um reconhecimento por toda a agilidade e o serviço prestado pelos servidores da Seapi”, concluiu.
A Secretaria mantém uma página especial sobre a influenza aviária: www.agricultura.rs.gov.br/gripeaviaria.
Clique aqui para consultar o painel de monitoramento da H5N1 no Rio Grande do Sul.