Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura estimula migração para novo cadastro florestal

Publicação:

florestas 02 site
Rio Grande do Sul possui área de 966,5 mil hectares de florestas plantadas - Foto: Fernando Dias
Por Rodrigo Nolte Martins

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) promoveu, nesta quinta-feira (14/9), o primeiro curso de capacitação para cadastradores florestais, com a presença de cerca de 50 participantes.

A atividade foi realizada pela Departamento de Defesa Vegetal (DDV) pois, a partir de 21 de setembro, os novos cadastros de plantios florestais serão realizados exclusivamente por profissionais cadastradores florestais, através do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).

IMG 7725 EDIT
Fabrício Azolin e Ricardo Felicetti, do Departamento de Defesa Vegetal (DDV), durante o curso - Foto: Júlia Chagas

"A Secretaria tem na sua competência a manutenção do cadastro florestal, com todas as espécies de florestas plantadas e cultivadas no Estado. E os produtores têm a obrigação de alimentar esta cadastro através da Seapi e a gente identificar a matriz florestal gaúcha para planejamentos de investimentos e uso dos recursos madereiros", explica Ricardo Felicetti, diretor do DDV.

O ministrante do curso, Fabrício Azolin, chefe da divisão de florestas plantadas do DDV, tem expectativa de ampliar os cadastradores florestais. "É para que todos os profissionais vinculados a esta área - engenheiro agrônomos, engenheiros florestais, técnicos agrícolas, biólogos, agrimensores - tenham conhecimento de como vão utilizar a plataforma da SDA para fazer os cadastros online. Hoje temos 170 cadastradores na plataforma. Nossa meta é alcançar mais de mil para atingir todo o território do Rio Grande do Sul", afirma.

WhatsApp Image 2023 09 14 at 17 25 07
Curso de capacitação de cadastradores florestais na Secretaria da Agricultura - Foto: Rodrigo Martins


Azolin também comemora o novo cadastro florestal pois, pela sua visão, traz a legalidade ao plantio mínimo perante os orgãos ambientais. "Até 40 hectares para eucalipto e acácia e 30 hectares, para pinus. O que representa quase 90% das propriedades que hoje têm plantio florestal no Estado", afirma o chefe do divisão.

"A principal importância deste curso é para habilitar mais pessoas ao cadastro florestal, principalmente, para os pequenos produtores, com esta abertura da legislação que isenta o licenciamento ambiental para áreas menores", mencionou Juliana Ferrari, tecnóloga em gestão ambiental, participante do curso.

Segundo a última edição da Revista da Radiografia da Agropecuária Gaúcha (2023), o Rio Grande do Sul possui área de 966,5 mil hectares de florestas plantadas, sendo o quarto maior exportador da área do Brasil, gerando US$ 1,9 bilhão e 65 mil empregos diretos, em especial, nas regiões Sul, Campos de Cima da Serra e Depressão Central. As espécies predominantemente plantadas são eucalipto, pinus e acácia negra.

O coordenador da Câmara Setorial das Florestas Plantadas, Daniel Chies, ressalta a importância da implementação do novo cadastro. "O cadastro florestal é um instrumento oficial e formal de formação de políticas públicas para o setor florestal que hoje são mais 30 mil produtores no Estado", avalia Chies.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação