Servidores da Agricultura participam de treinamento sobre investigação de mortandade de abelhas
Atividade envolveu 44 médicos veterinários e agrônomos de todas as regionais da secretaria
Publicação:
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) promoveu, nesta quarta (14/10) e quinta-feira (15/10), treinamento sobre a utilização do aplicativo AgroTag na investigação de mortandade de abelhas, para 44 médicos veterinários e agrônomos, oriundos de suas 15 regionais. A capacitação, realizada em parceria com o Observatório das Abelhas, ocorreu na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, em Eldorado do Sul.
“O AgroTag é um aplicativo para fazer coletas a campo. No treinamento, os servidores puderam praticar as coletas e inserir os dados no aplicativo, que depois viram informações disponibilizadas em um painel. Também conseguimos praticar a forma de coleta do material para realizar as análises dessas mortalidades, seja por causa de doença ou por causa de intoxicação por agrotóxicos”, detalha o coordenador do Programa de Sanidade Apícola, Gustavo Diehl.
A treinamento contou com uma parte teórica, apresentada na quarta-feira, e atividades práticas realizadas nesta quinta-feira. “Nosso objetivo é que esses 44 colegas que vieram participar da capacitação sejam os multiplicadores das informações, cada um na sua regional”, finaliza Gustavo.