Servidores da Secretaria da Agricultura participam de ação da Polícia Civil
Operação foi realizada na última quarta-feira (4/2) no Estado
Publicação:

Seis fiscais estaduais agropecuários e três técnicos agrícolas do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participaram, nesta quarta-feira (4/12), da “Operação Piratas do Agro”, da Polícia Civil do RS. Os alvos são falsificadores e “pirateiros” de sementes de milho e soja em quatro estados (RS, SP, BA e MG).
Segundo o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) da Seapi, Rafael de Lima, a ação dos servidores ocorreu em estabelecimentos comerciais de três municípios gaúchos (São Luiz Gonzaga, Rolador e Santo Cristo). “Foram encontradas irregularidades envolvendo agrotóxicos, como descarte de embalagens e armazenamento irregular”, contou. Os fiscais e os técnicos participaram da operação de forma conjunta com a Delegacia de Polícia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga e outros órgãos de segurança.
Um dos fiscais, que prefere não se identificar, explicou que a Seapi oferece orientação e apoio à ação. “Principalmente na identificação dos produtos, no caso as sementes de milho e soja, com o objetivo de garantir a segurança alimentar da população e dos produtores, pois as irregularidades afetam toda a cadeia produtiva agrícola do Rio Grande do Sul e do país”, afirmou.
