Sistema de Defesa Agropecuária volta a funcionar
Plataforma que se encontrava inacessível, por falhas técnicas no banco de dados, teve problema corrigido
Publicação:

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) informa que voltou a funcionar, no final da manhã desta terça-feira (19/10), o Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), que estava inacessível desde segunda-feira (18/10) por falhas técnicas no banco de dados da plataforma Oracle, contratado junto à PROCERGS.
Assim que detectou o problema, a SEAPDR acionou planos de contingências, nas áreas animal e vegetal, e priorizou a emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs) e das Permissões de Trânsito Vegetal (PTVs), de forma manual, para não deixar o produtor rural desassistido.
A SEAPDR envidou todos os esforços necessários junto à PROCERGS para que a retomada do sistema ocorresse da forma mais rápida possível, a fim de evitar prejuízos ao setor agropecuário.
O Sistema de Defesa Agropecuária é uma plataforma de apoio à gestão de processos da defesa agropecuária e inspeção sanitária, utilizado pelos servidores da Secretaria da Agricultura e pelos produtores rurais para registro de informações agropecuárias, emissões de guias de trânsito, entre outras atividades. Toda a base de dados é enviada diariamente para o Ministério da Agricultura, em Brasília, para alimentar a Plataforma de Gestão Agropecuária nacional.
Estão associados ao SDA sistemas como a plataforma Produtor Online, SISDEVIN (cadastro vinícola), SIG@ (gestão de agrotóxicos), Cadastro Florestal, Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal e emissão de guias de livre trânsito para vinho e derivados da uva e do vinho.