Aberta a Estação Vindima 2019

vindima
vindima - Foto: José Martim Estefanon
Por Eduardo Oliveira/Ascom Seapi

Cultura tradicional no nosso Estado, a uva gaúcha é um dos fortes elos do setor produtivo do Rio Grande do Sul. Os vinhos e espumantes aqui produzidos são reconhecidos mundialmente pela qualidade. Na última sexta-feira (18), o secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Covatti Filho, representando o governador Eduardo Leite, participou da abertura da Estação Vindima que foi realizada junto a Igreja de São Bento, protetor dos Vinhateiros.

Além de participar da abertura do evento e de realizar a colheita da uva, o secretário Covatti Filho recebeu demandas da comunidade. A diretora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Soení Bellé solicitou a liberação de recursos do Fundo VITS para revitalização da Vinícola Escola.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e o secretário municipal de agricultura, Dorval Brandeli, solicitaram a liberação de recursos para o Plano de Aquisição de alimentos (PAA), auxílio para perfuração de poços artesianos no Vale dos Vinhedos, São Pedro e Faria Lemos e ampliação da rede de energia elétrica trifásica.

Covatti Filho, que cumpriu agenda durante todo o dia no município, disse que “visitou o interior e o trabalho realizado nas agroindústrias locais, estive aprendendo um pouco, a gente ouviu a história, conheceu a cultura, o trabalho que vocês fazem no dia a dia. Principalmente na Vitivinicultura, uma área que precisa de políticas voltadas aos agricultores, e é isso que estamos buscando. Parabéns e sucesso por mais esta Estação Vindima nesta cidade que no hino, na igreja, na vida de vocês a uva e o vinho permanecem”.