Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Assistência técnica e irrigação são principais alternativas para qualidade e aumento de produção

Publicação:

20130607223337img-20130607-172849.jpg
Mainardi sugeriu planejamento estratégico de quatro anos para trabalhar alimentação, sanidade, gestão e produtividade - Foto: Renê Oliveira

 

Em reunião hoje (07) com o prefeito de Aceguá, Julio Pintos, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi apontou, dentre outras questões, a irrigação como uma das principais alternativas para aumentar a produção, melhorar a qualidade e a renda dos produtores de leite do município. É uma das áreas às quais ele mais tem se dedicado.

 

Técnicos da Emater apresentaram diagnóstico mostrando a situação da cadeia. A convite do prefeito, que há cerca de dois meses se reunira com o secretário em Porto Alegre, Mainardi sugeriu planejamento estratégico de quatro anos para trabalhar alimentação, sanidade, gestão e produtividade.

 

Ficou acertada, em reunião no próximo dia 18, a criação de comissão para tratar do tema e a realização em setembro, em Aceguá, de seminário com os produtores, que ao todo são 440 só no município.

 

O secretário pediu diagnóstico preciso da totalidade das propriedades: em que situação estão, quanto produzem e em que condições técnicas, por exemplo. “Não temos dúvida de que um dos maiores problemas e o nosso desafio é universalizar a assistência técnica”.

 

Em Charqueadas, exemplificou Mainardi, um produtor sem assistência tirava nove litros por vaca/dia. Em pouco tempo, com apoio técnico, passou para 16 e hoje, com o mesmo número de animais, está em quase 23 litros vaca/dia. “Prova de que a assistência é fundamental nesse processo”.

 

Reafirmou a necessidade de aprimorar a cadeia na perspectiva também de adequação à Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura, a qual o Estado aderiu, através de decreto, semana passada.

 

O Rio Grande do Sul, para se ter uma ideia, ocupa o segundo lugar no país em produção de leite, ficando atrás de Minas Gerais, segundo dados apresentados pelos técnicos da Emater. No mundo, está na quinta posição.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação