Assistência técnica e irrigação são principais alternativas para qualidade e aumento de produção
Publicação:

Em reunião hoje (07) com o prefeito de Aceguá, Julio Pintos, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi apontou, dentre outras questões, a irrigação como uma das principais alternativas para aumentar a produção, melhorar a qualidade e a renda dos produtores de leite do município. É uma das áreas às quais ele mais tem se dedicado.
Técnicos da Emater apresentaram diagnóstico mostrando a situação da cadeia. A convite do prefeito, que há cerca de dois meses se reunira com o secretário em Porto Alegre, Mainardi sugeriu planejamento estratégico de quatro anos para trabalhar alimentação, sanidade, gestão e produtividade.
Ficou acertada, em reunião no próximo dia 18, a criação de comissão para tratar do tema e a realização em setembro, em Aceguá, de seminário com os produtores, que ao todo são 440 só no município.
O secretário pediu diagnóstico preciso da totalidade das propriedades: em que situação estão, quanto produzem e em que condições técnicas, por exemplo. “Não temos dúvida de que um dos maiores problemas e o nosso desafio é universalizar a assistência técnica”.
Em Charqueadas, exemplificou Mainardi, um produtor sem assistência tirava nove litros por vaca/dia. Em pouco tempo, com apoio técnico, passou para 16 e hoje, com o mesmo número de animais, está em quase 23 litros vaca/dia. “Prova de que a assistência é fundamental nesse processo”.
Reafirmou a necessidade de aprimorar a cadeia na perspectiva também de adequação à Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura, a qual o Estado aderiu, através de decreto, semana passada.
O Rio Grande do Sul, para se ter uma ideia, ocupa o segundo lugar no país em produção de leite, ficando atrás de Minas Gerais, segundo dados apresentados pelos técnicos da Emater. No mundo, está na quinta posição.