Câmara da Agroenergia encaminha reivindicações ao ministro da Agricultura
Publicação:

A Câmara Setorial da Agroenergia encaminhou ao ministro da Agricultura, Antonio Andrade, durante painel sobre a expansão do etanol e o incremento da energia no campo, durante a 36ª Expointer, reivindicações do setor ao Governo Federal.
Conforme o coordenador da Câmara, Valdir Zonin, foram apresentadas três demandas. Uma, defendendo a necessidade de incremento imediato de B5 para B7 na adição de biodiesel ao óleo diesel. Outra, reforçando junto ao Ministério das Minas e Energias a necessidade de mais investimentos para o incremento quanti e qualitativo de energia no campo, haja visto que no nosso estado vários programas, como o de Irrigação, o de Secagem e Armazenagem, e o do Mais Leite, dentre outros, exigem maior intensidade de energia. Por último, a necessidade do MAPA rever normatização do BNDES, para apoio financeiro à produção de álcool no RS, já que o mesmo terá preferencialmente a utilização de amiláceas energéticas como principal matéria-prima.
No painel, coordenado pela Câmara Temática da Agroenergia e Canal Rural, oo ministro da Agricultura expôs as ações e programas do MAPA relacionados com a Agroenergia como por exemplo a Câmara Nacional do Biodiesel. O Diretor da SEINFRA, Rui Dick, apresentou os investimentos realizados através da CEEE, RGE, AESSul e Cooperativas, que superam R$ 1 bilhão. Também recebeu, juntamente com a SEAPA, um requerimento de agricultores representantes da Região de Santo Angelo, atualmente com Pivôs de Irrigação prontos para funcionamento, no entanto aguardando suprimento de energia.
O representante da CEEE Ricardo Orling, apresentou as Energias Alternativas trabalhadas e fomentadas, bem como sua viabilidade técnico-econômicas e ambientas, dentre elas, a Solar, a Eólica e a PCHs - Pequenas Centrais Hidrelétricas.
Vilson Machado, da Vinema, ressaltou em seu pronunciamento que as seis destilarias de médio porte já estão prontas para o início da operação, contudo é necessário resolver primeiro a forma de produção das mudas de batata-doce necessárias para estas usinas que pretendem produzir 46% do álcool consumido no estado.
Já o Presidente Nacional da UBRABIO - Indústrias Produtoras de Biodiesel e Coordenador da Câmara Nacional do Biodiesel - Odacir Klein, relatou os trabalhos e ações realizadas a nível nacional. Parabenizou o trabalho da SEAPA na área da agoenergia, sua atuação junto à Câmara Nacional, bem como as alternativas que estão sendo construídas no estado para os agricultores como é o caso da promissora Canola e do Programa do Etanol Gaúcho.
A Cadeia Produtiva da Agroenergia, reunida neste evento, em seus encaminhamentos referendou o documento do GT Etanol que preconiza a construção de um Programa de Estado que contemple pesquisa, assistência, fomento, produção de mudas (batata-doce) e sementes energéticas (arroz, sorgo, triticali) visando o incremento da produção de ETANOL para comercialização e também para o consumo próprio dos agricultores produtores. E, ainda; a necessidade de construção de uma ação articulada entre SEAPA, SEINFRA e Governo, no sentido de incrementar a expansão das energias alternativas e da melhoria da energia no campo.