Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Perfuração de poços vai beneficiar 17 mil famílias com problemas de escassez de água

Publicação:

Perfuração de poço em Frederico Westphalen vai beneficiar 40 famílias
Perfuração de poço em Frederico Westphalen vai beneficiar 40 famílias - Foto: Divulgação/Seapdr

A perfuração de poços executada pelo Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), segue em todo o Estado. Neste momento, a equipe está em Frederico Westphalen, na região do Alto Uruguai, perfurando um poço na linha São Roque. O poço vai beneficiar cerca de quarenta famílias. 

Até o momento, já foram perfurados 27 poços e 1 recuperação/limpeza. A  meta para 2020 é a perfuração de 113 poços tubulares, dentro do programa "Combate à escassez de água por perfuração de poços". 17 mil famílias em situação de escassez de água devem ser beneficiadas. "No momento que o Estado atravessa esta grave estiagem, é imprescindível que aceleremos esse processo para dar melhores condições para estas famílias", destaca o secretário Covatti Filho.

Programa da Seapdr auxilia no combate à escassez de água
Programa da Seapdr auxilia no combate à escassez de água - Foto: Divulgação/Seapdr
Este programa entrega poços tubulares profundos em locais onde a rede de água convencional não chega, atendendo famílias com água de qualidade nas localidades rurais do interior do estado. A Secretaria da Agricultura celebra o Termo de Cooperação junto ao município, e o Dinfra realiza a perfuração do poço tubular, para atender a localidade que está com escassez de água. Atualmente, o Departamento dispõe de 4 máquinas rotopneumáticas, que perfuram até 300 metros de profundidade, em trabalho a campo no interior do Rio Grande do Sul.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação