Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Produção gaúcha de Oliveiras em destaque na Expoagro/Afubra

Publicação:

20160322095931olivas-11.jpg
Diversificação de culturas através do plantio de oliveiras foi destaque na Expoagro - Foto: Fernando Dias

Debate abordou a oportunidade do plantio da cultura como alternativa aos agricultores familiares da região e reuniu representantes de produtores, indústria e pesquisadores

 

           A ampliação de área plantada e da produção de olivas, tanto como azeitonas como para azeite e esteve em debate na 16° edição da Expoagro/Afubra, na segunda feira (21), em Rio Pardo.

 

           Com a promoção da Afubra, SEAPI e Emater, foi realizado o Seminário sobre Oliveiras "AZEITE E CONSERVA, OPÇÕES PARA A REGIÃO FUMICULTORA", com o objetivo de apresentar a oliveira como alternativa de diversificação de cultura para a agricultura familiar.

 

           O Eng. Renato Cougo da Emater abordou a produção e comercialização de azeitonas em conserva como opção aos produtores. Já as agroindústrias de azeites Olivas do Sul, de Cachoeira do Sul e Tecnoplanta, de Barra do Ribeiro, apresentaram suas propostas de integração para produção de azeites no qual os produtores tem a opção de comercializar suas próprias marcas com boa agregação de valor.

 

           O Coordenador da Câmara setorial das oliveiras da Seapi, Paulo Lipp João, apresentou um histórico da produção da oliveira no Brasil, comparando com um cenário internacional e o potencial de cultivo no Estado. O secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo, destaca a importância deste debate e o potencial existente para a produção de oliveiras:

“Mercado nós temos e conseguimos produzir com grande qualidade, o que precisamos e ter quantidade. 99% do consumo brasileiro de azeitonas e azeites é importado, portanto podemos modificar isto. Através do programa de desenvolvimento da olivicultura criamos uma agenda de governo de incentivo e auxilio aos produtores gaúchos, com parcerias entre entidades de pesquisa para o aprimoramento da produção em um processo integrado. Entendemos que a produção de oliveiras é uma boa alternativa de diversificação para os agricultores familiares, em áreas onde não há o uso de outras culturas. É uma cultura nova, que tende a crescer e pode ser utilizada também aqui. Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar através da Câmara Setorial, com produtores, indústria e instituições de pesquisa, para que possamos atender nosso mercado cada vez mais, valorizando nosso produto”, salienta o secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo.

 

           Participaram também do encontro o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, o presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, o secretário adjunto de desenvolvimento rural, pesca e cooperativismo, Ibere Orsi, a diretora Silvana Dalmas representando a Emater, o diretor executivo da Embrapa, Waldir Stumpf, os deputados estaduais Zilá Breitenbach, Pedro Pereira e Elton Weber.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação