Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor - IPVDF

Centro de Pesquisa em Saúde Animal
Centro de Pesquisa em Saúde Animal - Foto: Sans Drone

Estrada do Conde, 6000
92990-000 | Eldorado do Sul | RS
Acesso alternativo: BR 116, km 291

Horário: Segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30 
Telefone: (51) 3481-3711

contato-ipvdf@agricultura.rs.gov.br

Responsável: Vilar Ricardo Gewehr

Os laboratórios de Brucelose, Leptospirose, Parasitologia e Virologia possuem escopo acreditado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, na norma ISO IEC 17025.

Desenvolve atividades na área de diagnóstico, pesquisa e formação de recursos humanos. Atualmente, o laboratório é credenciado junto ao MAPA para o diagnóstico de brucelose suína e bovina.

Possui escopo acreditado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, na norma ISO IEC 17025.

MSc. Mauricio Gauterio Dasso
Dr. Mário de Menezes Coppola
Dr. Rogério Oliveira Rodrigues

Desenvolve atividades de diagnóstico laboratorial para leptospirose, concentrando-se na realização de soro aglutinação microscópica e tentativa de isolamento da Leptospira sp para produção de antígenos viáveis para diagnóstico. O laboratório é credenciado junto ao MAPA para o diagnóstico de Leptospirose suína.

Possui escopo acreditado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, na norma ISO IEC 17025.

Dr. Rogério Oliveira Rodrigues

Presta serviço laboratorial de diagnóstico de enfermidades bacterianas que afetam bovinos, ovinos, caprinos e suínos através de exame bacteriológico de leite, vísceras, sangue, fezes, swabs e antibiogramas.

Dr. Mário de Menezes Coppola

Realiza identificação, diagnóstico e caracterização de parasitos e doenças parasitárias que acometem os animais, com especial ênfase em vetores e doenças vetoriais. O complexo carrapato/doença vetorial tem sido o foco de trabalho, principalmente por representar um dos maiores problemas sanitários da pecuária gaúcha e brasileira, causando grandes prejuízos econômicos com diminuição da produção, mortes e grandes desafios no controle. O laboratório é credenciado junto ao MAPA para o diagnóstico de Sarcoptes scabiei var. suis (sarna suína).

Possui escopo acreditado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, na norma ISO IEC 17025.

Dr. José Reck Junior
Dra. Rovaina Laureano Doyle
Dr. Guilherme Marcondes Klafke
Dr. Bruno Dall’Agnol

Como prestação de serviço para veterinários em geral, são oferecidos testes para as principais doenças infecciosas virais de animais de produção. Referente a suínos e aves, o laboratório é credenciado pelo MAPA para realização das sorologias oficiai das provas para Peste Suína Clássica, Doença de Aujeszky, Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Possui escopo acreditado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, na norma ISO IEC 17025.

Dra. Carla Rosane Rodenbusch
Dra. Laura Lopes de Almeida 

Realiza o diagnóstico oficial da raiva no Rio Grande do Sul desde sua fundação, atendendo o serviço veterinário oficial e órgãos de saúde do Estado.

Vilar Ricardo Gewehr
Dra. Giovana Dantas de Araújo
José Carlos Ferreira

Realiza diagnóstico molecular e convencional das principais enfermidades das aves e desenvolve pesquisas de interesse econômico para a cadeia de produção avícola.

Dra. Kelly Cristina Tagliari de Brito
Dr. Benito Guimarães de Brito

Recebe material enviado por veterinários clínicos, proprietários rurais ou por outras equipes, executando diagnóstico definitivo e exames complementares de doenças de animais. Realiza necropsias e processa tecidos das mais diversas espécies animais, como bovinos, ovinos, suínos, aves, caprinos, equinos, bubalinos, cães, gatos e animais silvestres.

Dra. Angélica Cavalheiro Bertagnolli
Dr. Fernando Karam
Dr. Lucas Brunelli de Moraes

Desenvolve pesquisas relacionadas à qualidade microbiológica do leite, tuberculose bovina e doenças de animais silvestres. Atua na área de inovação tecnológica através do desenvolvimento e validação de novos diagnósticos moleculares para enfermidades de animais de produção. Oferece diagnóstico molecular para tuberculose.

Dra. Cristine Cerva
Dra. Fabiana Quoos Mayer

O objetivo principal é estabelecer uma rotina adequada que assegure a qualidade dos resultados de ensaios de acordo com os requisitos da Norma NBR ISO/IEC 17025. O Setor da Garantia da Qualidade busca promover o aperfeiçoamento constante dos procedimentos técnicos e analíticos, visando a excelência dos serviços do CEPVDF.

Alexandra Medeiros da Silveira
Patrícia Lopes Braga

Mantém animais de experimentação para a pesquisa e o diagnóstico realizado no CEPVDF. Os animais são mantidos em ambiente climatizado e tranquilo e recebem os cuidados adequados em relação à alimentação e limpeza. A estrutura do setor atende às determinações do CONCEA para manutenção do bem-estar animal. Toda a atividade desenvolvida com os animais do biotério é aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais do IPVDF (CEUA-CEPVDF).

Dra Carla Rosane Rodenbusch
Dra. Rovaina Laureano Doyle

A Comissão de Auditoria Interna visa avaliar os processos e resultados dos laboratórios mediante a confrontação de situação encontrada na auditoria interna, comparando tais resultados com determinados critérios técnicos, operacionais ou normativos definidos pelos órgãos reguladores. Auxilia o corpo técnico do CEPVDF no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, fornecendo-lhes análises, apreciações, recomendações e comentários pertinentes às atividades examinadas.

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação