Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Sensibilização para adesão ao Susaf é tema de evento online

Publicação:

susaf
Print de Tiago Bald/Emater/RS-Ascar
Por Tiago Bald/Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Com o tema “Potencialidades para o município e para o produtor”, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizou nesta terça-feira (20/04) uma sensibilização para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). Voltado a prefeitos, secretários municipais, gestores, médicos veterinários, extensionistas e agricultores, o evento contou com painéis e relatos de experiências, que foram acompanhados de forma virtual por um público de mais de mil pessoas. 

Responsável pela principal palestra do dia, a chefe da Divisão de Organização de Agroindústrias Familiares da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, Maluza Machado, forneceu um passo a passo para que as prefeituras possam operacionalizar o Sistema, que permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) o comércio de produtos de agroindústrias familiares em todo o Rio Grande do Sul. 

Apresentando um histórico das legislações sanitárias estaduais, Maluza destacou a importância da estruturação dos SIMs municipais, que possibilitarão um maior controle de qualidade e a segurança dos produtos ofertados aos consumidores. “Já a formalização do Susaf possibilitará não apenas a abertura de novos mercados, mas também uma maior arrecadação para os municípios que aderirem ao Sistema”, lembrou a representante da Seapdr. Atualmente, o RS conta com 162 municípios no Susaf e 260 empreendimentos aptos a comercializarem para além dos limites geográficos do município. 

Entre as agroindústrias familiares inclusas no Sistema está a Kolonie Haus, de Teutônia, que comercializa salames, linguiças, torresminho e outros cortes suínos. Desde 2018, quando o município do Vale do Taquari aderiu ao Susaf, o empreendedor Everson Dias viu o volume de vendas triplicar, saltando de 700 quilos de cortes comercializados por semana para mais de duas toneladas no mesmo período. “Não é que não houve dificuldades ou necessidades de investimentos para que os ajustes fossem feitos, mas o retorno com a participação em feiras e acesso a outros mercados recompensou o esforço”, analisa Dias. 

Secretária Silvana Covatti participou do evento  Print de Tiago Bald Emater RS Ascar
Secretária Silvana Covatti participou do evento Print de Tiago Bald/Emater/RS- Ascar

Presente no evento, a secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, valorizou a atividade, como uma forma de levar a informação, especialmente aos pequenos municípios, colocando os departamentos de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) e de Defesa Agropecuária (DDA) à disposição de todos. “É um trabalho feito em várias mãos, que busca transformar este programa em um suporte necessário para a agregação de valor e para a geração de renda dos pequenos empreendedores da agricultura familiar”, salientou Silvana. 

Já o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri utilizou a metáfora da “cereja no bolo” para se referir às agroindústrias familiares gaúchas. “E quando podemos operacionalizar essa cereja por meio do Susaf, ele se transforma em um produto de altíssima qualidade, extrapolando os limites do município”, comparou. Para Rugeri, o papel da Extensão Rural e dos gestores é o de facilitar esse processo, contribuindo para que as políticas públicas cheguem aos produtores. Já o coordenador técnico da Famurs, Mário Nascimento, reforçou a ação como estratégica para o desenvolvimento, inclusive de outras potencialidades, caso do Turismo Rural. 

O diretor do Dafa Flávio Smaniotto destacou o acesso aos mercados institucionais – caso dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – como uma excelente alternativa para as agroindústrias familiares que integram o Susaf. O evento contou ainda com a participação da diretora do DDA, Rosane Colares, e da secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, Lídia Dhein, que fez um resgate histórico sobre a adesão do Susaf pelo município, em 2018.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação