Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SIG@ (clique aqui)

Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos

Para alteração de dados no SIGA é necessário o envio do formulário devidamente preenchido e assinado para o e-mail siga@agricultura.rs.gov.br.

Requerimento Alteração SIGA ABRIL de 2019

Requerimento para Remover Produto

Perguntas e Respostas (clique aqui) (.pdf )

RECEITUÁRIO DE OUTRO ESTADO: o RT deve se cadastrar junto ao CREA/RS e emitir receituário por aqui, pois é o CREA/RS que fiscalizará o exercício profissional dentro do RS.

CANCELAMENTO DE RECEITA: até três cancelamentos por número de receita em até 10 dias da emissão da primeira receita.

  • CADASTRO MANUAL: o cancelamento deve ser feito direto no SIGA;
  • UPLOAD: o cancelamento deve ser feito no sistema próprio e recarregar o arquivo dentro do prazo de 7 dias.

o   EXEMPLO DE CANCELAMENTO DA RECEITA: na receita de um determinado produto, para o campo "Modalidade e Equipamento de Aplicação", na remessa foi determinado o uso de "pulverizador de barra tratorizado". Porém, devido algumas adversidades ocorridas na lavoura como, o clima ou o ciclo avançado da cultura, o produtor teve que mudar essa modalidade para "Aplicação Aérea", sendo que o produto possui registro para tal. Como proceder ou como corrigir a receita? Deverá ser emitida nova receita. A receita anterior deve ser cancelada. Pode colocar no campo das observações que a nova receita, com recomendação de aplicação aérea está sendo emitida em substituição à receita número tal. Caso o upload tenha carregado a receita antiga, e tenha passado uma semana, ficará assim mesmo. Mas no próximo upload entrará a nova receita.

 

IMPORTAÇÃO DE PRODUTO: no campo CNPJ é preenchido com o próprio CNPJ da empresa importadora e nos demais campos com os dados da empresa do exterior.

 

siga
siga

COMO EXCLUIR UM ARQUIVO DE UPLOAD COM ERRO (ARQUIVO DO LIVRO DE ESTOQUE OU ARQUIVO DE RECEITUÁRIO)? Selecionar o módulo (Livro de Estoque ou Receita Agrotóxico), clicar em Upload (Livro de Estoque ou Receituário), na sequência deverá aparecer o arquivo com erro e no canto direito o botão EXCLUIR.

Caso o botão EXCLUIR não estiver visível trata-se de um problema relacionado ao navegador. Neste caso, deverá ser utilizado um navegador diferente (Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer).

Se o arquivo não apresentar erro e for carregado para o sistema (status OK), não será possível excluí-lo. Caso seja necessário corrigir alguma informação, o arquivo deverá ser corrigido e posteriormente enviado ao sistema para que se sobreponha ao primeiro arquivo enviado. Lembramos que este segundo arquivo deverá ser o mais completo, contendo todas as informações, pois o sistema considera como correto apenas o último arquivo enviado.

 

PRODUTOS QUE APARECEM EM DUPLICIDADE: nenhum dos registros duplicados deverá ser excluído. O que ocorre é que quando o fabricante solicita uma alteração no registro do produto, o sistema cria dois registros (um autorizado e o outro em análise), quando a FEPAM autorizar a alteração o sistema excluirá o registro do produto em análise, restando somente um registro. O sistema fará essa modificação automaticamente, por isso solicitamos que não faça a exclusão de nenhum dos registros duplicados.

 

PROFISSIONAL NÃO CADASTRADO: todos os profissionais que são habilitados a emitir receitas agronômicas deverão ser cadastrados no SIGA. Se o profissional não estiver cadastrado, o sistema não permitirá o lançamento das receitas, seja por cadastro manual ou por upload.

Essa informação aplica-se:

- Mesmo que a emissão das receitas não seja feita através do SIGA;

- Quando as receitas forem emitidas em sistema próprio e posteriormente lançadas no SIGA, pelo profissional ou por terceiro (representante do estabelecimento comercial).

  • Formulário de cadastro para o profissional (dá acesso apenas ao módulo Receita Agrotóxico):

http://www.seapi.rs.gov.br/sig-clique-aqui > Cadastro e Acesso – Profissional.

 

  • Formulário de cadastro para o representante do estabelecimento comercial (dá acesso aos módulos de Receita Agrotóxico e Livro de Estoque):

http://www.seapi.rs.gov.br/sig-clique-aqui > Cadastro e Acesso – Representante de Estabelecimento Comercial.

 

 Manual de Acesso - Profissional (.pdf )  

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PROFISSIONAL PARA ACESSO AO SIG@ 

O profissional deverá estar habilitado perante o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para emissão de receita agronômica.

Para obtenção da senha de acesso é necessário o envio do formulário devidamente preenchido para o e-mail siga@agricultura.rs.gov.br.

ATENÇÃO: O e-mail a ser informado no formulário deve ser o e-mail particular do profissional.

 Fomulário de Cadastro de  Profissional (.docx )

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE CADASTRO DE REPRESENTANTE DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL

O representante de estabelecimento comercial poderá ser um agente administrativo ou o profissional que emite receitas agronômicas.

A pessoa jurídica deverá indicar no mínimo dois representantes, podendo indicar mais se necessário.

Para obtenção da senha de acesso é necessário o envio do formulário devidamente preenchido e assinado para o e-mail siga@agricultura.rs.gov.br.

ATENÇÃO: Caso o profissional seja indicado como representante de estabelecimento comercial o e-mail a ser informado no formulário deve ser o e-mail particular do profissional.

Formulário de Cadastro de Representante de Estabelecimento Comercial (.docx )

Upload receituário representante de estabelecimento atualizado 27/02/2018 (.pdf)

Upload receituário responsável técnico atualizado 27/02/2018 (.pdf )

Upload livro de estoque atualizado 27/02/2018 (.pdf ) 

Consulta tabela de códigos

Para baixar as tabelas completas de códigos do SIG@ siga os procedimentos conforme o exemplo abaixo:
Selecione o tipo de consulta: Cultura; Clique em Pesquisar; Na próxima tela clique no ícone da impressora (canto superior direito) e selecione o formato que deseja baixar (pdf ou xls).

     Estão disponibilizados códigos de:

  1. Cultura
  2. Produto
  3. Diagnóstico (nome científico e nome comum)
  4. Unidade (dose, área e quantidade)
  5. Município
  6. UF
  7. Tipo de Logradouro

Conteúdos relacionados

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural